Mais de 100 pessoas participaram da atividade com o Médico Dr. Geovani Delevati
Foi realizada na noite desta terça-feira (20), no Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna, uma palestra em alusão ao Novembro Azul, mês onde é trabalhado a respeito da saúde integral do homem e tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce das doenças. Na oportunidade mais de 100 pessoas participaram da palestra sobre “Novembro Azul e Câncer de Próstata”, com o Médico Urologista Dr. Giovani Delevati.
Na ocasião ele apresentou dados relativos ao Câncer de Próstata. Conforme apresentado, no Brasil esse é o segundo câncer mais frequente entre os homens, perdendo em quantidade apenas para os tumores de pele. A cada sete minutos um homem no Brasil é diagnosticado com câncer de próstata, além de um óbito pela doença a cada 40 minutos.
Delevati explicou ainda que 25% os portadores deste tipo de câncer morrem devido à doença e que 20 % dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados. Ele mencionou ainda que quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Não é possível prevenir a doença, mas é possível diagnosticá-la precocemente.
Atendimentos noturnos nos Postos de Saúde serão realizados na próxima semana
Ainda em alusão ao Novembro Azul, será realizado na próxima semana dos dias 26 a 29, das 18h às 21h, atendimentos noturnos no Posto de Saúde Central. A informação é da Secretária de Saúde Daiane Dorigon.
Na oportunidade serão realizadas consultas médicas e atendimentos odontológicos, para homens com idade acima de 45 anos. Daiane lembra ainda que é necessário agendar as consultas diretamente no Posto de Saúde Central.
Os homens já aposentados poderão estar procurando o Posto de Saúde durante este mês em período normal de atendimento. Além disso, os homens que optarem poderão solicitar o exame do PSA ou o exame de toque, que detecta precocemente casos de câncer de próstata.
deixe seu comentário