O que você procura?

Home IBGE local tem 169 vagas para trabalhar no Censo Demográfico 2020

IBGE local tem 169 vagas para trabalhar no Censo Demográfico 2020

Agência de São Miguel do Oeste, que contempla 19 municípios. Em São Miguel do Oeste, são 34 vagas para recenseador e nove para supervisor. Para ambas as funções, o pré-requisito para os candidatos é o Ensino Médio completo

Última atualização: 2020/03/12 9:00:16


Após 10 anos, o Censo Demográfico 2020 percorrerá todos os domicílios brasileiros para compor um novo retrato da realidade do país. Para executar a pesquisa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar temporariamente 208.695 pessoas, por meio de dois editais de Processos Seletivos Simplificados (PSS) lançados no início deste mês. 

A função que oferece maior número de vagas (180.557) é a de Recenseador, exigindo nível de ensino fundamental. O outro edital visa preencher 5.462 vagas de Agente Censitário Municipal (ACM) e 22.676 vagas de Agente Censitário Supervisor (ACS). A remuneração mensal do recenseador é de R$ 2.100,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Para o supervisor, a remuneração mensal é de R$ 1.700,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.

O Coordenador de Área do Censo Demográfico 2020, Cláudio Radtke, explica que 169 vagas estão disponíveis na região abrangida pela Agência de São Miguel do Oeste, que contempla 19 municípios. Em São Miguel do Oeste, são 34 vagas para recenseador e nove para supervisor. Para ambas as funções, o pré-requisito para os candidatos é o Ensino Médio completo. 

 “O recenseador é o agente de pesquisa do IBGE é quem vai visitar os domicílios e coletar o questionário, perguntando informações sobre o domicílio e sobre os moradores do domicílio. O supervisor é contratado antes, tem um trabalho prévio que é o preenchimento do questionário do entorno dos domicílios. Depois, durante o Censo, ele vai treinar os recenseadores, acompanhar na coleta e fiscalizar para ver se entenderam a metodologia e estão visitando 100% dos domicílios dentro da área deles”, explica Radtke.

O Censo é a única pesquisa no Brasil que marca presença em 100% das residências e é realizado a cada 10 anos. É por meio deste levantamento, que são registradas as características dos habitantes. O coordenador explica que o levantamento é importante para atualizar o perfil da população brasileira. 

“A pesquisa levanta informações sobre a características dos domicílios e sobre os moradores, é a mais importante fonte de informação para o planejamento do governo. Agora, por exemplo, um assunto que está em voga é a questão previdenciária. Para conhecer a realidade da pirâmide etária do país e planejar, é importante conhecer o perfil de idade das pessoas”, afirma. 

As inscrições permanecem abertas até o dia 24 de março. O trabalho de campo do Censo 2020 começa em agosto. As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.cebraspe.org.br.


deixe seu comentário

leia também