Home Inauguração do elevado é a realização de um sonho, diz Mauro De Nadal

Inauguração do elevado é a realização de um sonho, diz Mauro De Nadal

A solenidade contou com a presença do governador Jorginho Mello, além de autoridades estaduais, regionais e municipais

ASCOM

Última atualização: 2025/12/19 1:19:19

Foto: ASCOM

Foi inaugurado na tarde de quinta-feira (18) o elevado no entroncamento das BRs 158 e 282, em Maravilha, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do Oeste catarinense. A solenidade contou com a presença do governador Jorginho Mello, além de autoridades estaduais, regionais e municipais.

Considerado estratégico para a mobilidade regional, o elevado amplia a segurança viária, melhora a fluidez do tráfego e qualifica o deslocamento diário de moradores, trabalhadores e do transporte de cargas em uma das principais rotas de ligação do Oeste.

Para o deputado estadual Mauro De Nadal, apontado como o principal articulador do processo que permitiu que a obra saísse do papel, ver o elevado inaugurado representa a realização de um sonho construído com diálogo, persistência e cooperação entre instituições.

“É uma obra que salva vidas, organiza o tráfego e impulsiona o desenvolvimento regional. Mais do que concreto e asfalto, o elevado representa respeito com quem vive, trabalha e produz no Oeste catarinense”, afirmou o deputado, ao destacar o impacto positivo da estrutura para o presente e o futuro da região.

De Nadal também ressaltou que a luta pela obra é antiga e atravessa décadas.
“Quando vemos o elevado pronto e bonito, não podemos esquecer que por trás da obra há uma luta histórica da região. Lá em 2003, quando eu era prefeito de Cunha Porã, realizamos um grande abaixo-assinado que foi levado a Brasília. Desde então, as cobranças e o trabalho nunca pararam. Finalmente, geraram frutos”, destacou o parlamentar.

Nome do elevado presta homenagem ao pai do deputado

Durante seu discurso, o governador Jorginho Mello, na presença do deputado Mauro, anunciou que o elevado vai se chamar “Claudino De Nadal”. Seu Claudino, como era conhecido, era pai do parlamentar e faleceu no último dia 9 de dezembro, aos 78 anos, em Cunha Porã.

Articulação tirou a obra do papel

A demanda por uma solução definitiva para o entroncamento é histórica e atravessou diferentes governos. Durante sua presidência na Assembleia Legislativa, em 2021, Mauro garantiu que parte das economias geradas pelo Parlamento retornasse aos cofres do Governo do Estado de forma “carimbada”, com destinação específica para viabilizar o investimento no elevado.

Na sequência, o parlamentar conduziu o alinhamento institucional entre os entes envolvidos, reunindo à mesma mesa os responsáveis por cada etapa do projeto. O DNIT ficou encarregado da elaboração do projeto técnico; a Prefeitura de Maravilha assumiu a execução da obra e aportou uma contrapartida de R$ 3 milhões; e o Governo do Estado formalizou o convênio e realizou o repasse de R$ 38,4 milhões, garantindo a viabilidade financeira da intervenção.

deixe seu comentário

leia também

leia também