Home Inclusão digital beneficia agricultores do município

Inclusão digital beneficia agricultores do município

Cursos do Senar sobre Emissão de Nota Fiscal Eletrônica e Guia de Trânsito Animal, iniciaram esta semana, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais. Atendendo indicações do programa O Povo Fala, Secretaria de Agricultura organiza próximos treinamentos direto nas comunidades interessadas

Última atualização: 2017/05/05 10:38:21

São Miguel do Oeste

Iniciou nesta semana, uma série de treinamentos que a Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Oeste está oferecendo, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). As aulas ocorrem na sede da entidade sindical.

Estão sendo ministrados os cursos de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural, e de Emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA). No total, são três turmas de, no máximo, 10 alunos cada. Os agricultores que ainda não se inscreveram, terão outra oportunidade já no próximo mês, em treinamentos semelhantes, com oito horas de duração, que ocorrerão nos dias 05, 06, 07 e 08 de junho.


O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Renato Romancini, explica que o Município é responsável pela mobilização dos interessados e organização das turmas. O Sindicato disponibiliza a alimentação, material instrucional e local para as aulas, enquanto o Senar dispõe de instrutores. Os cursos são totalmente gratuitos para os agricultores.

Romancini destaca uma demanda levantada em reuniões do programa O Povo Fala, e que será atendida pelo Município a partir das próximas semanas. Trata-se da realização destes cursos nas próprias localidades do interior. O secretário solicita aos líderes das comunidades interessadas, que entrem em contato com a Secretaria, para organização das turmas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Adair Teixeira, disse que a entidade atende 12 municípios da região, mas que esta é a primeira vez que uma parceria assim será possível em São Miguel do Oeste. “O trabalho de mobilização e organização dos agricultores, que está sendo coordenado pela Secretaria de Agricultura, é de fundamental importância. Muitas vezes, é difícil para o agricultor sair de sua comunidade e passar um dia inteiro na cidade para fazer um curso. Com essa inversão, onde os treinamentos serão levados para perto deles, se fortalece muito o processo de inclusão digital”, salienta.

O secretário Romancini complementa que a maioria das propriedades rurais possui acesso à internet, e que a Secretaria está empenhada na melhoria do sinal. “Com a orientação adequada aos agricultores, eles poderão emitir Nota Fiscal Eletrônica e Guia de Trânsito Animal diretamente em suas propriedades. Este conjunto de ações irá diminuir a necessidade de deslocamentos, aumentando o conforto e qualidade de vida no meio rural”, finaliza.

Fotos: Divulgaçaõ

deixe seu comentário

leia também