fenômeno também deve afetar outros estados do Sul, os do Centro-Oeste e do Sudeste
Uol Noticias
Última atualização: 2025/11/15 5:07:35Uma frente fria associada à formação de um ciclone extratropical está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul na madrugada de amanhã, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O fenômeno também deve afetar outros estados do Sul, os do Centro-Oeste e do Sudeste.
Qual é a previsão
Inmet alerta para risco de tempo severo nas três regiões do país. Segundo o órgão, a área de instabilidade está se deslocando de forma muito rápida e pode provocar “pancadas de chuva, por vezes fortes, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento, que podem superar os 100 km/h”.
Regiões do Sul do país estão em alerta vermelho. Áreas como o oeste e o centro-oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do sul de Mato Grosso do Sul, podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou mais de 100 milímetros em um único dia. Há risco de danos em casas e prédios, queda de energia, estragos em plantações, alagamentos, queda de árvores e problemas no transporte por rodovias.
A possibilidade de tornado não está descartada nas áreas em alerta vermelho. Há também chances de downbursts, que são microexplosões atmosféricas que causam uma descarga de ar frio e denso. Ao atingir o solo e se espalhar, provocam ventos extremamente fortes.
deixe seu comentário