Home INSS suspende atendimento presencial e digital em Janeiro

INSS suspende atendimento presencial e digital em Janeiro

O órgão orienta que beneficiários fiquem atentos às comunicações enviadas por SMS ou e-mail

ND+

Última atualização: 2026/01/20 9:41:49

O Instituto Nacional do Seguro Social(INSS) confirmou que todas as agências da Previdência Social permanecerão fechadas para atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. A paralisação integra um processo de modernização em larga escala conduzido pela Dataprev, responsável pela infraestrutura tecnológica do órgão. Além das unidades físicas, haverá um apagão temporário nos canais digitais: o portal Meu INSS, no site e no aplicativo, e a Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27, com previsão de retorno apenas em 31 de janeiro.

Segundo a Dataprev, a interrupção é necessária para implementar melhorias estruturais que ampliem a estabilidade, a segurança e a eficiência no processamento de benefícios e dados dos segurados. O objetivo é reduzir falhas recorrentes no uso diário dos sistemas e criar uma base tecnológica mais robusta para o atendimento previdenciário em todo o país.

Para mitigar impactos e evitar o acúmulo de processos, o INSS organizou uma força-tarefa com atendimentos extras nos finais de semana de 17 e 18, e de 24 e 25 de janeiro. A estratégia busca antecipar compromissos que estavam agendados para os dias de fechamento. De acordo com o instituto, segurados que não puderem comparecer nessas datas e optarem por um dia útil terão reencaixe prioritário após a normalização dos sistemas.

O órgão orienta que beneficiários fiquem atentos às comunicações enviadas por SMS ou e-mail. Quem tiver perícia ou atendimento marcado para os dias 28, 29 ou 30 e não for contatado para antecipação deverá solicitar o reagendamento assim que os sistemas voltarem a operar, em 31 de janeiro. A pausa, embora temporária, marca um investimento estratégico na espinha dorsal digital da Previdência, apostando em menos filas no futuro e mais previsibilidade no presente.

deixe seu comentário

leia também

leia também