Na ocasião, Terezinha Osmari Bagatini, da Editora Mais Que Palavras, apresentou o projeto e os livros distribuídos, com muita animação, ao som de música ao vivo baseada em três obras de sua própria autoria
Ascom
Última atualização: 2025/04/03 2:04:18No dia 2 de abril de 2024, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, o projeto “Literacia, Desenvolvimento e Evoluções em SC”, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura por meio da Lei do PIC, foi realizado nas dependências do Multiplouso Alfredo Ames de Guaraciaba, SC.
O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que organizou a participação de todos os professores e crianças da Educação Infantil (Pré-Escolar) da cidade e da zona rural, programando o local e o translado do público presente. Entre manhã e tarde, aproximadamente 400 crianças e educadores participaram do evento.
Na ocasião, Terezinha Osmari Bagatini, da Editora Mais Que Palavras, apresentou o projeto e os livros distribuídos, com muita animação, ao som de música ao vivo baseada em três obras de sua própria autoria: Os Dois Bonecos de Leo, A Jiboia Manuelita e As Coisas que Baltazar Inventa, interpretadas pela maravilhosa voz do cantor Marcos Glass. Filmagens e fotografias capturaram a emoção e a satisfação das crianças durante a musicalização e ao receberem os livros. Embora ainda não soubessem ler, elas começaram a folhear as páginas, curiosas para descobrir as histórias. As imagens falam por si mesmas, revelando o impacto e a alegria desse momento.
Terezinha salientou que o evento foi marcado por um sentimento de gratidão e pela certeza de que os livros serão explorados não apenas no despertar das imagens pelas crianças, mas também lidos na íntegra por seus pais e outros familiares. “Esse é um dos nossos grandes objetivos: fomentar a leitura na família e contribuir com o processo literário além da sala de aula”, destacou. Ela também aproveitou para reforçar a importância de que, enquanto as crianças ainda não sabem ler, são os adultos que devem dedicar um tempo para ler para elas, criando momentos de conexão e aprendizado por meio da leitura.
“Sabemos que as crianças, por enquanto, ainda não têm domínio da leitura, mas o nosso intuito é que elas se conectem com as histórias por meio das imagens e, principalmente, que os pais se envolvam nesse processo. Quando os adultos leem para as crianças, criam-se momentos preciosos de afeto, aprendizado e fortalecimento de vínculos familiares. Este é um dos maiores presentes que podemos dar aos pequenos: a oportunidade de ouvir histórias, viajar pelo mundo da imaginação e, assim, incentivar o prazer pela leitura desde a infância.”
Ao final, Terezinha fez questão de elogiar a Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Giana Barbosa Ortolan Volkweis, pela atenção e valorização dada à arte e à literatura, especialmente aos artistas e autores locais. “É emocionante ver como estamos tendo espaço nesta cidade para expor nossa cultura e sermos recepcionados com tanto carinho, podendo recebermos o incentivo de continuarmos planejando novos projetos e ações para nossa gente, para a nossa região”, afirmou.
deixe seu comentário