A maioria dos acidentes com motocicleta atendidos no setor de ortopedia do HRTGB envolvem o sexo masculino. São adultos com idade entre 20 e 49 anos, uma faixa etária considerada economicamente ativa no mercado de trabalho
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste Janete Severgnini Faust – Enfermeira / COREN 477.781 Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771
Última atualização: 2023/05/11 5:00:46A maioria dos acidentes com motocicleta atendidos no setor de ortopedia do HRTGB envolvem o sexo masculino. São adultos com idade entre 20 e 49 anos, uma faixa etária considerada economicamente ativa no mercado de trabalho.
O maior número de fraturas que o setor de ortopedia atende, são provocadas por acidentes com motocicleta. O objetivo do Hospital é conscientizar motoristas sobre os principais riscos envolvendo motocicletas no trânsito e sobre como diminuir o número de acidentes. Buscando engajar esse público na tomada de atitudes e práticas que possam preservar vidas no trânsito e torná-los multiplicadores dessas informações.
O tipo de ocorrência de trânsito mais atendida pela equipe do setor de ortopedia do Hospital Regional envolve motocicletas, sendo que nem sempre é possível evidenciar quais os principais fatores que levam a esse tipo de acidente A utilização da motocicleta como um meio de transporte, está associada a sua agilidade em deslocar nas vias públicas e também ao crescimento da mobilidade urbana e rural e ao baixo investimento no transporte público. Precisamos conscientizar os motociclistas para podermos evitar imprudências e impulsividade no trânsito, consequentemente, evitar fraturas. Dicas em busca de uma vida segura, para os motociclistas que são as vítimas mais comuns no trânsito:
Proteja seu corpo
Para se proteger de acidentes e do clima (faça chuva ou faça sol), use capacete, bota, jaqueta e luva, além da proteção para os olhos, pois na cidade as partículas de poeira incomodam bastante e podem machucar.
Cheque a moto
Faça sempre a manutenção preventiva para garantir que a moto esteja em boas condições de rodar. Preste atenção especial aos pneus, que devem estar sempre calibrados (e jamais “carecas”), e aos freios.
Capriche na cautela
No trânsito, pilote sempre defensivamente e com cautela. Preste atenção no movimento para não ser surpreendido por movimentos inesperados de veículos e de pedestres. E use sempre faróis baixos, de dia e de noite.
Mantenha distância
Para evitar acidentes com outros veículos, mantenha uma distância segura deles e evite corredores ou pilotar em zigue-zague. Não se coloque nos pontos cegos de carros e ônibus: procure deixar a moto sempre visível na via.
Atenção a faixas na chuva
As faixas de pedestre ficam mais escorregadias na chuva (e a água pode também
espalhar óleo que vaza de carros e caminhões). Ao fazer curvas em esquinas
quando o piso está molhado, reduza a velocidade e incline menos a moto, para
não escorregar.
Cuidado no cruzamento
Sempre reduza a velocidade em cruzamentos e faça ultrapassagens somente em locais onde ela é permitida.
Excesso de velocidade
É fundamental respeitar os limites, ainda mais estando sobre um veículo de duas rodas, que deixa o condutor mais vulnerável e, em caso de acidente, projeta o corpo do piloto contra outro veículo ou o asfalto. Quando mais velocidade, maior é o impacto.
NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA!
deixe seu comentário