Home Mais uma ação em Flor do Sertão servirá de exemplo

Mais uma ação em Flor do Sertão servirá de exemplo

Trabalho desenvolvido pela Academia Municipal da Saúde rendeu ao município o convite para apresentar a iniciativa no Telessaude, teleconferência desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde e que serve como base para a atualização profissional das equipes de saúde

Última atualização: 2018/08/24 5:38:11


Mais um trabalho desenvolvido pelo município de Flor do Sertão vai servir de exemplo no Estado. As ações desenvolvidas na Academia Municipal da Saúde renderam ao município o convite por parte da Secretaria Estadual da Saúde para que apresente a experiência exitosa durante o Telessaude, um programa de teleconferência que promove atualização profissional, bem como apresenta para todo o território nacional ações de saúde com troca de experiências exitosas.

A apresentação será na próxima quarta-feira, dia 29, às 15h, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com transmissão no site do Telessaude. A explanação será realizada pelo enfermeiro do município, Adriano Pereira, e poderá ser assistida por profissionais de saúde. “Para assistir é necessário possuir login e senha, cada membro da equipe de saúde possui o seu. Até porque além da webpalestra o Telessaude promove cursos com emissão de certificado, atualização profissional”, explica.

Pereira acredita que a iniciativa ganhou destaque por ter sido pioneiro e, também, pelo fato da academia dispor de uma grande estrutura. “Foi aderida logo que o Governo Federal lançou ou programa, está em funcionamento há quatro anos. Ainda hoje são poucas academias no território nacional que contam com a estrutura física e profissional que a academia de Flor do Sertão possui, ela é um polo três, ou seja, a mais completa que existe. Além disso desenvolvemos mais de dez projetos para contemplar toda nossa população, que vai desde criança até idoso, seguindo as diretrizes e objetivos do programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde. Buscamos inovação nos serviços e o funcionamento é atrelado ao ESF/NASF”, detalha.

Segundo a secretária de Saúde, Maristela Valler, é gratificante ver que mais uma ação da Saúde de Flor do Sertão está sendo reconhecida a partir de resultados. “São quatro anos que está sendo feito esse trabalho na academia. Hoje vemos resultados. O importante é não fazer as coisas por fazer, mas para ter resultado”, comenta.

DESTAQUE NA SAÚDE

Na semana passada outro resultado positivo foi comemorado. Isso porque Flor do Sertão está entre as 40 cidades brasileiras com maior investimento por habitante na área de saúde. “Falar de Saúde é falar de vida. Agradecemos por esse investimento que a Administração vem fazendo. Isso porque esse investimento vai refletir em outras secretarias, onde se gasta menos quando as pessoas têm saúde”, conclui

No total, Flor do Sertão investiu R$ 3.163.755,36, o que representa 19,27% das receitas próprias do município. Vale lembrar que, pela legislação, os municípios são obrigados a investir, no mínimo, 15% dos seus recursos próprios em saúde. Dos pouco mais de R$ 3 milhões investidos na saúde pública, 67,73% foram de recursos próprios, 25,31% do governo federal e 6,95% do governo do estado. Do total investido na saúde em Flor do Sertão em 2017, 97,80% dos recursos foram empregados na atenção básica.

De acordo com o prefeito de Flor do Sertão, Sidnei Willinghöfer, a saúde é uma das prioridades da Administração Municipal. “Sendo prioridade, precisamos investir. Entendemos que tudo gira em torno da saúde, pois sem saúde, ninguém tem qualidade de vida. E saber que estamos em 37º entre mais de 5.500 municípios brasileiros é muito gratificante. Vamos continuar trabalhando para melhor ainda mais nossos índices”, comenta.


deixe seu comentário

leia também

leia também