Home Manifesto pede mais agilidade no despacho de cargas na Aduana

Manifesto pede mais agilidade no despacho de cargas na Aduana

Reuniões em Brasília também estão agendadas para tentar dar fim ao problema. Segundo os organizadores do manifesto, 70% dos empregos na Tri Fronteira, de alguma forma, estão ligados à Aduana, que já registou movimento de mais de 22.400 cargas por ano e hoje o número caiu para menos da metade

Última atualização: 2018/04/03 8:29:58


Mobilização reuniu um grande número de pessoas Foto: divulgação


Empresários, comerciantes, motoristas, classe política, e população em geral realizaram uma manifestação nesta segunda-feira, dia 02, pedindo melhorias e mais agilidade nos despachos da Receita Federal, na Aduana de Dionísio Cerqueira. O movimento “A Aduana é Nossa” ocorreu próximo a balança do Pio. A morosidade na liberação de cargas impacta na geração de emprego, renda e movimento econômico da região, já que a aduana vem perdendo espaço para as aduanas do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Segundo o preside da Associação Comercial e Empresarial de Dionísio Cerqueira e Barracão (Ascoagrim), Marcos Voltolini, a economia do Estado está sendo prejudicada. Os organizadores do manifesto estimam que em torno de 70% dos empregos na Tri Fronteira, de alguma forma, estejam ligados à Aduana, que já registou movimento de mais de 22.400 cargas por ano e hoje o número caiu para menos da metade.

Um dos motivos da demora na liberação é a greve dos auditores fiscais, que se estende desde novembro do ano passado. Em entrevista ao Portal Peperi, o delegado da alfândega de Dionísio Cerqueira, Valter Solon Durigon, afirmou que a greve impactou entre 10% e 15% do movimento, mas que isso não representou mais do que 15 a 20 dias nas cargas, em casos excepcionais. Ele ressaltou que, desde a semana passada, quando dois auditores voltaram ao trabalho, o serviço está próximo do normal. Atualmente, dos oito auditores, três estão em greve.

Em entrevista ao Portal Tri, o prefeito Thyago Gnoatto informou que, na próxima quarta-feira, (04), os prefeitos do CIF se reúnem em Brasília com o secretário da Receita Federal, Jorge Antonio Deher Rachid, e na quinta-feira, dia 5, se reúnem em audiência com o presidente da República, Michel Temer. Segundo ele, o objetivo é discutir o cumprimento da Lei que dispõe sobre o bônus de eficiência que deve ser pago aos auditores fiscais da Receita. Também em entrevista ao Portal Tri, o deputado Celso Maldaner informou que já se reuniu com o presidente Temer, e acredita que a reivindicação dos auditores será atendida.

Também presente no movimento, o deputado Mauro de Nadal disse que a demora precisa ser enfrentada e o caminho, segundo ele, é a terceirização dos serviços da Aduana, como em outras aduanas pelo país. 

Já o deputado Marcos Vieira informou que recebeu em seu gabinete, na Alesc, o governador em exercício Eduardo Moreira e fez o relato da situação na tri fronteira. “O Governador Eduardo Moreira disse que vai se empenhar junto ao Governo Federal para que a estrutura da aduana seja ampliada para atender a demanda que vem crescendo, sob pena de perdemos renda para outros Estados. Por isso marcamos uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (04/04) para tratarmos desse assunto na presença do governador e dos responsáveis na Receita Federal”, revela.

Para o parlamentar, a situação pode ser agravada com a nova rota do milho, que vai trazer o cereal do Paraguai, que seguirá para a Argentina (passando pela província de Misiones em direção a Bernardo de Irigoyen) e chegará até Dionísio Cerqueira. O custo do frete, desta maneira, terá uma queda de 70%, o que daria mais sustentabilidade para o agronegócio catarinense. Santa Catarina já importa milho do Paraguai, mas a rota é maior, passando por Foz do Iguaçu (PR).


Mobilização reuniu um grande número de pessoas Foto: divulgação

deixe seu comentário

leia também

leia também