O secretario de urbanismo, Nilo Bedin, explica que esse é um serviço essencial para garantir a segurança no trânsito e a conservação das vias
Ascom
Última atualização: 2025/03/25 1:57:04A Prefeitura de São Miguel do Oeste segue com um trabalho contínuo de manutenção das ruas da cidade, especialmente com a realização de tapa-buracos. De acordo com o setor de Urbanismo, são feitos de 10 a 20 reparos por semana nos bairros, seguindo um cronograma estabelecido, mas também atendendo a demandas da comunidade e solicitações da CASAN.
O secretario de urbanismo, Nilo Bedin, explica que esse é um serviço essencial para garantir a segurança no trânsito e a conservação das vias. No entanto, ele destaca que há desafios, como os impactos das obras de asfaltamento e as constantes aberturas de valetas para manutenção da rede de abastecimento de água.
“O trabalho envolve uma equipe grande, caminhão, rolo compactador, máquina de corte, retroescavadeira e o uso de materiais como brita e pedras para garantir a durabilidade do reparo. Muitas vezes, quando há infiltração, a umidade causa novos problemas, então precisamos agir rapidamente”, explica.
Nilo também comenta que, no passado, empresas terceirizadas foram contratadas para esse serviço, mas devido à baixa rentabilidade e à necessidade de equipamentos específicos, atualmente o trabalho é feito com mão de obra da prefeitura e o apoio de alguns apenados.
A comunidade pode contribuir informando sobre locais que precisam de reparos. As solicitações podem ser feitas diretamente ao setor de Urbanismo ou através dos canais da prefeitura.
“Enquanto houver tubulações antigas passando pelo meio das ruas, essa demanda continuará existindo. Uma solução definitiva seria um projeto de reestruturação para levar essa rede para as laterais ou calçadas, o que reduziria muito os danos no asfalto”, conclui Nilo.
deixe seu comentário