Após um longo período de preocupação e debates sobre o possível fechamento de Casas Familiares Rurais em Santa Catarina, ficou definido que as matrículas para o próximo ano serão mantidas e estarão disponíveis nos dias 9 e 10 de dezembro
Ascom
Última atualização: 2024/12/04 2:39:55Após um longo período de preocupação e debates sobre o possível fechamento de Casas Familiares Rurais em Santa Catarina, ficou definido que as matrículas para o próximo ano serão mantidas e estarão disponíveis nos dias 9 e 10 de dezembro.
O assunto ganhou destaque após uma decisão da Secretaria de Estado da Educação, que previa o encerramento gradual das novas matrículas de alunos no primeiro ano do Ensino Médio a partir de 2025.
Contudo, após forte pressão de parlamentares, professores, alunos e familiares, a questão foi levada à ALESC Itinerante em Chapecó, um programa da Assembleia Legislativa que promove sessões descentralizadas para aproximar o parlamento catarinense da população.
A sessão, realizada no dia 27 de novembro, destacou o tema. Representando o município de São José do Cedro, estiveram presentes o vice-prefeito Elmar Hentz, a secretária de Agricultura Olívia Lunkes, a secretária de Educação Simone Trevisol, e a diretora da Casa Familiar Rural, Gabriela Ferrari.
A comitiva da CFR Cedrense contou ainda com a participação da prefeita eleita de Guarujá do Sul, Eliane Fanton, do atual prefeito de Princesa, Edilson Volkweis, e da prefeita eleita de Princesa, Diangele Marmitt — municípios que possuem convênios com a instituição de ensino de São José do Cedro.
A diretora da Casa Familiar Rural, Gabriela Ferrari, explicou que as CFR’s funcionam no sistema de pedagogia de alternância. Nesse modelo, os estudantes passam um período na escola e outro em casa, o que possibilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, mantendo os jovens no campo e auxiliando nas atividades das propriedades familiares.
De acordo com dados da Associação Estadual das Casas Familiares Rurais (Arcafar), Santa Catarina conta com 11 escolas em funcionamento, atendendo cerca de 680 alunos e empregando aproximadamente 150 profissionais, entre professores, merendeiras e monitores noturnos. Em São José do Cedro, a Casa Familiar Rural atende 57 alunos, distribuídos em três turmas do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos).
A confirmação de que as matrículas serão mantidas foi comemorada pelos gestores municipais. Agora, o foco está na matrícula dos novos alunos, para garantir que as aulas sigam normalmente em 2025. O cronograma seguirá o calendário estadual e ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro.
deixe seu comentário