Home Medo de dirigir

Medo de dirigir

e nossos sentimentos não são iguais para todos, nem existem manuais ou regras que se apliquem no geral, mas sempre podemos adaptar para a nossa realidade

Última atualização: 2017/07/21 9:14:30

Esses temores são muito presentes, mesmo em pessoas com habilitação. Nas leituras dessa semana, encontrei essas dicas, e achei bem valiosas. Lembrando que nossos sentimentos não são iguais para todos, nem existem manuais ou regras que se apliquem no geral, mas sempre podemos adaptar para a nossa realidade.

Em algumas linhas teóricas da psicologia, chamamos de dessensibilização e essas técnicas são usadas – com orientação e supervisão de profissionais – como método terapêutico estratégico para o “enfrentamento” de medos.

Se já sabe como funciona o carro, aprendeu as técnicas de direção e tem carteira de motorista, siga estes passos:

1. Faça o exercício de tirar e pôr o carro na garagem, quantas vezes forem necessárias para que você consiga completar a tarefa sem tremedeiras. Quando se sentir seguro e fizer isso com facilidade, vá para o próximo passo.

2. Dê uma volta no quarteirão, e celebre essa conquista.

3. Dirija por dois quarteirões. Repita o percurso uma vez por dia, por uma semana. Se achar que consegue, vá para o próximo passo.

4. Tente dar uma volta no seu bairro.

5. Trace 10 destinos para ir de carro, como a escola de seu filho ou uma padaria.

6. Coloque os objetivos na ordem do mais fácil para o mais difícil. Leve em conta a largura das ruas, a sinalização dos cruzamentos e o trânsito local.

7. Um por um, dirija até cada destino da lista. Se não conseguir, tente de novo outro dia, quando estiver calmo.

O medo não existe à toa! Os principais motivos do medo são: traumas passados e trânsito agressivo. Outro fator de insegurança é a má formação dos motoristas: muitas autoescolas ensinam a pessoa a passar no exame, e não a dirigir com segurança.

Buscar ajuda especializada não é vergonhoso. Se reconhecer que é necessário, procure já!

Uma ótima semana! Que nossas dicas sejam sempre úteis e proveitosas!


Hoje nossa coluna vem lindamente ilustrada, com três belas aniversariantes dessa semana. Por coincidência, elas fazem a troca de ano no mesmo dia: 17 de julho! Felicidades sempre, gurias queridas! Fotos na Galeria

E a minha filhota, Maria Laura Duarte
Mônica Cechinato
Patricia Ribeiro

deixe seu comentário

leia também