Home MEIs terão atendimento especial em São Miguel do Oeste e região

MEIs terão atendimento especial em São Miguel do Oeste e região

Evento, que inicia nesta segunda-feira (8), tem foco para a formalização, capacitação e geração de negócios

Última atualização: 2017/05/05 2:58:33

São Miguel do Oeste


Formalizar, capacitar e gerar negócios. Com este foco o Sebrae/SC promove, a partir desta segunda-feira (8), a 9ª Semana do Microempreendedor Individual em todo o Estado. O tema deste ano é “Uma semana, mil aprendizados” e a programação contempla palestras, oficinas e orientações sobre diversos aspectos que envolvem a categoria. As atividades prosseguem até sábado (13) de forma gratuita.

Udo Trennepohl, coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC

De acordo com o coordenador regional responsável pelos 34 municípios atendidos pela coordenadoria extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, a Semana do MEI tem importância fundamental para capacitar esta categoria jurídica para que tenham condições de fortalecer seus negócios e se manter preparados para os desafios do mercado. “A iniciativa também permite esclarecer dúvidas e preparar pessoas que querem investir em um negócio e buscam a formalização”.

Santa Catarina possui atualmente cerca de 250 mil microempreendedores individuais formalizados. Destes, 8,5 mil estão nos municípios da área de abrangência da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC. “Estamos sempre à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer soluções, tanto aos MEIs, quanto aos pequenos empresários das demais categorias jurídicas”, ressalta Trennepohl, ao comentar que o evento intensifica o atendimento que é realizado o ano todo.

A Semana do MEI também oportuniza aos empreendedores fazer a declaração anual com apoio dos consultores do Sebrae/SC. “Além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação de fazer a declaração anual simplificada – DASN-SIMEI. Esse documento deve ser enviado até o dia 31 de maio”, enfatiza o gestor da Semana do MEI, Diego Wander Demétrio.

Na declaração, o MEI deve apresentar informações como o valor da receita bruta da empresa acumulada em 2016, ou seja, o valor total das vendas de mercadoria e prestação de serviços sem deduzir nenhuma despesa. “Caso não entregue, o microempreendedor individual pagará multa, ficará inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto à Receita Federal, necessária para contratar um financiamento, por exemplo”, explica Demétrio.

Em 2017, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Alesc, é parceira do evento. Segundo o Presidente da Casa, Silvio Dreveck, apoiar essa iniciativa é uma maneira de fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Os microempreendedores individuais representam uma grande parcela dos empresários formais de Santa Catarina. Fomentar a capacitação deles e estimular o seu crescimento é fundamental o desenvolvimento catarinense”, comenta o presidente.

Na área de abrangência da coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC, informações podem ser obtidas pelo fone 49 3631 2100

Udo Trennepohl, coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC

deixe seu comentário

leia também