De acordo com nota divulgada na noite de hoje, responsáveis pela disseminação da fake news serão investigados
O Comitê de Crise, a Vigilância Epidemiológica Municipal e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, informam que está circulando nas redes sociais uma mensagem falsa sobre a suposta confirmação de um caso de Covid-19 em paciente internado na instituição hospitalar de São Miguel do Oeste. A mensagem afirma também, falsamente, que profissionais do Hospital e outros pacientes teriam sido contaminados.
As autoridades de saúde lamentam o ocorrido, e salientam que só devem ser compartilhados conteúdos emitidos pelos meios oficiais de comunicação. Informam, também, que já foram tomadas as medidas cabíveis para apurar e punir os responsáveis pela disseminação da falsa notícia.
Reforçam, ainda, que a informação verídica sobre esta situação foi esclarecida por meio de Nota divulgada pelo Hospital Regional nesta sexta-feira (17), a qual segue transcrita abaixo:
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé informa:
O paciente masculino, de 34 anos, deu entrada no Hospital de Pinhalzinho com suspeita de Covid-19 no dia 07 de abril, sendo realizada a coleta de exame PCR RT, responsável por identificar a possível doença, o qual apresentou resultado NEGATIVO. Devido ao quadro clínico, paciente foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, sendo feita nova coleta para exame PCR RT que apresentou novamente o resultado NEGATIVO.
Com o quadro clínico, que permaneceu grave, novos exames estão sendo realizados e, até o presente momento, o caso continua em INVESTIGAÇÃO.
Órgãos federais e estaduais informam que os exames com resultados falso-positivo e falso-negativo podem ocorrer em vírus que são novos e ainda estão sendo pesquisados, como é o caso do Coronavírus (Covid-19). A comunicação dos resultados dos novos exames será feita por meio de nota oficial do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso em conjunto com a Vigilância Epidemiológica de Pinhalzinho.
Reforçamos que todas as condutas adotadas nos atendimentos de casos suspeitos de Covid-19, seguem os protocolos do Ministério da Saúde e órgãos estaduais.
deixe seu comentário