A segunda edição desta nova fase traz de volta o torneio leiteiro, demonstrações técnicas, exposição de animais e ações educativas
Ascom Polo
Última atualização: 2025/11/21 10:52:17A Mercoleite, um dos espaços mais tradicionais e aguardados da Faismo, retorna em 2025 com uma programação ampliada e reforçando seu papel como vitrine da qualidade e do potencial produtivo da região. A segunda edição desta nova fase traz de volta o torneio leiteiro, demonstrações técnicas, exposição de animais e ações educativas, valorizando o trabalho dos produtores e mostrando ao público a importância do setor para a economia regional.
O coordenador da Mercoleite, Fernando Shoeninger, destaca que o objetivo vai muito além da competição. Segundo ele, a feira quer evidenciar o cuidado, a dedicação e o nível de excelência presentes nas propriedades rurais do Extremo Oeste.“A gente retoma este ano o torneio leiteiro justamente para mostrar a realidade que o nosso produtor enfrenta dia a dia no campo. É uma oportunidade de demonstrar o potencial genético da nossa região e todo o trabalho que existe por trás da produção de leite. O público precisa entender que essa é uma atividade que exige muito cuidado, manejo, estrutura adequada e, principalmente, amor pela atividade”, explica Fernando. Ele reforça que o bem-estar animal é um dos pilares da pecuária leiteira regional.
“Temos produtores extremamente comprometidos com a saúde dos animais, com instalações adequadas e com práticas que garantem conforto e qualidade de vida. Isso se traduz em produtividade e também em alimento de qualidade na mesa dos consumidores. Queremos que o mercado consuma o leite e valorize esse produto que é fruto de muito trabalho”, completa.
COMPETIÇÕES E DESTAQUES DA MERCOLEITE
O torneio leiteiro ocorre durante todos os dias da feira, com ordenhas acompanhadas por técnicos e fiscais. Os resultados são somados para definir os animais de maior produção dentro de cada categoria. Na última edição, números expressivos chamaram atenção — uma vaca chegou a produzir cerca de 80 litros de leite por dia, demonstrando o nível de genética presente na região.
Este ano, a expectativa é ainda maior. Além do leite, a Mercoleite traz também animais de corte, reforçando a importância do melhoramento genético para a bovinocultura da região, além de pequenos animais, como ovelhas, que enriquecem a experiência para os visitantes.
Um dos momentos mais aguardados é o tradicional Banho de Leite, realizado no sábado, às 16h. A celebração envolve os produtores premiados no torneio e simboliza tanto a alegria do resultado quanto a valorização do trabalho diário nas propriedades.
APRENDIZADO, VALORIZAÇÃO E ORGULHO DO CAMPO
Para Fernando Shoeninger, a Mercoleite cumpre um papel fundamental na conexão entre campo e cidade.“Queremos que o público veja de perto como funciona a produção, entenda o valor do leite e reconheça a importância dos nossos produtores. A Mercoleite é um espaço de conhecimento, demonstração e orgulho do agronegócio regional”, afirma.
Realização: ACISMO, CDL e Prefeitura de São Miguel do Oeste. Patrocinador premium: Sicoob, Techy,Rede Peperi
Patrocinador Master: Seara e Unimed
Patrocinador Oficial: Caixa Governo do Brasil, Sicredi, Ok eventos, Oeste container, WH3 Comunicação, Ambiental e BRDE!
Patrocinador Plus: Sysmo, Cristian Losch, Chaplin Eventos, Folha do Oeste, DZ Mídia, Billy Publicidade, TVGC
Cota Digital: Polo Eventos, AR, FC, Hotel Catarina, Pdois, Casão, Jornal Imagem
deixe seu comentário