Site IQAir mostra previsão da qualidade do ar para os próximos dias, que indica piora e acende alerta
NSC
Última atualização: 2024/09/20 9:44:09Santa Catarina deve voltar a ser impactada de forma mais intensa pelas fumaças que atingem boa parte do país por conta das queimadas na região central. Ainda a chuva atinja todas as regiões nesta sexta-feira (20), uma nova piora na qualidade do ar deve ocorrer no final de semana e se intensificar no início da próxima semana.
Dados do site suíço IQAir, que faz o monitoramento em países ao redor do globo, mostram uma previsão de piora gradual na qualidade do ar no Estado. No momento, a região Oeste tem a pior qualidade do ar, aponta o levantamento do site.
Municípios como Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Capinzal e São Lourenço do Oeste já apresentavam condição do ar em níveis “insalubre para grupos sensíveis” nessa quinta-feira (19).
Nesta sexta-feira, a previsão é de chuva em todas as regiões de Santa Catarina por conta do avanço de uma frente fria. No sábado (21), a frente fria se afasta, mas ainda traz chuva, com intensidade menor.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a presença da chuva melhora a qualidade do ar. Contudo, já no próximo domingo (22), a fumaça se desloca em direção ao Estado, mesmo que com o tempo ainda instável, e a qualidade do ar piora gradativamente.
A capital Florianópolis tinha qualidade do ar boa nesta quinta-feira, com índice em 46, considerado adequado para atividades ao ar livre e para manter as janelas abertas em casa. A previsão é que já na sexta-feira a qualidade do ar atinja a nota 53, o que o classifica como moderado.
Entre sábado e segunda-feira (23), a qualidade varia entre o patamar de 80 e 84, e continua classificada como moderada, segundo a previsão. Já a partir de terça-feira (24) a qualidade do ar volta a classificação de “insalubre para os grupos sensíveis”, com nota de 108, que piora para 111 na quarta (25), de acordo com a previsão.
O coordenador do laboratório de Controle de Qualidade do Ar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leonardo Hoinaski, explica que Florianópolis não possui uma estação que monitora a qualidade do ar. Por isso, não há como ter a precisão do índice de poluição na Capital. Ele explicou ao NSC Total que o IQAir exibe uma “modelagem” do tempo na cidade, da mesma maneira que é feita a previsão do tempo.
A cidade de Chapecó aparece como a pior do Estado no ranking de qualidade do ar listado pela IQAir nessa quinta-feira. O índice de 111 colocava o ar da cidade como “insalubre para os grupos sensíveis”, situação na qual é recomendado reduzir os exercícios físicos ao ar livre, fechar as janelas para evitar que entre ar poluído, o uso de purificadores de ar e máscaras por grupos sensíveis.
A previsão apontada pelo site suíço é que o ar fique em um patamar “moderado” entre sexta e sábado, com nota de 93 a 95. No domingo, contudo, o ar volta a ser classificado como insalubre, com índice de 103, que se agrava e sobre para 111 na segunda-feira, 112 na terça e fica em 109 na quarta.
O site usa um índice numérico para classificar a qualidade do ar. Entenda:
deixe seu comentário