Home Meta da Secretaria de Saúde é vacinar 100% do público alvo

Meta da Secretaria de Saúde é vacinar 100% do público alvo

A campanha iniciou na segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. No município de Bandeirante, a meta é atingir 100% do público alvo nesse período

Última atualização: 2018/08/09 4:40:15


Crianças de um a cinco anos incompletos devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo em todo o Brasil. A campanha iniciou na segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. No município de Bandeirante, a meta é atingir 100% do público alvo nesse período. De acordo com o coordenador da Atenção Básica de Saúde e responsável pelo setor de epidemiologia do município, enfermeiro Luciano Fiorentin, nos primeiros dias da campanha a procura foi significativa e sem tumulto. “Se continuar esse ritmo vamos atingir a meta antes do término da campanha”, destaca.

Segundo Luciano, o município está organizado com todas as crianças mapeadas nominalmente. Esse trabalho foi feito pelas agentes de saúde e, caso haja o risco de não chegar próximo da meta de vacinação, a equipe pode ir em busca dessas crianças cadastradas para realizar a vacinação. “Então, como mantemos todas as crianças cadastradas através de lista nominal, fica fácil de, na eventual identificação de não comparecimento de alguma criança, usarmos a estratégia da busca ativa para atingir nossa meta de vacinação”, explica o coordenador. 

O objetivo da campanha nacional é reduzir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência de sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A orientação para os pais é de que levem seus filhos com essa faixa etária, para a unidade de saúde, e busquem os profissionais da sala de vacina para atualização da carteirinha e, também, outras vacinas em atraso. “Vacinar se tornou uma ação importante para bloquear novos casos e, por isso, estamos intensificando nossas estratégias, também com atendimento à população no próximo sábado, dia 18, com o Dia ‘D’ mobilização”, lembra Luciano. Nesse dia posto de atendimento estará de plantão, das 8h às 17h, para a população que não conseguir se vacinar durante a semana nos horários das 7h30 às 11h30 e, das 13h às 17h.


deixe seu comentário

leia também

leia também