Uma equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) está na região realizando vistoria nos pontos da Rede de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS)
São Miguel do Oeste
O trabalho iniciou na segunda-feira, 26 e segue até sexta-feira, 30. Estão sendo visitados pontos em São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Maravilha, Itapiranga e Palmitos totalizando oito unidades de atendimento no Extremo Oeste como hospitais, Samu e Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24).
Outra equipe está na região Meio Oeste vistoriando outros sete pontos, totalizando 15 na macrorregião do Grande Oeste. Segundo a técnica da Coordenação Geral da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Ana Carolina Ferreira, o MS precisa conhecer as estruturas e ter certeza de que podem continuar recebendo o aporte financeiro da União e atendendo a região com leitos e serviços ofertados. “Após essas visitas, será construído um relatório único da região”, afirma.
Além de duas técnicas do Ministério da Saúde, a equipe recebeu o auxílio de duas profissionais da Regulação de Leitos de Chapecó e outras quatro da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, município e Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Trabalho iniciou em 2013
A responsável pelo Controle, Avaliação e Auditoria da Gerência de Saúde, Clarice Wiebbellin, lembra que o trabalho para a Rede de Urgência e Emergência ser implantada na região iniciou ainda em 2013. “Os Hospitais e demais unidades passaram por capacitação e regularização do espaço físico para se enquadrar na Rede. Hoje, hospitais como de Guaraciaba e Maravilha, por exemplo, poderão receber pacientes de toda a macrorregião do Grande Oeste”, comenta. Ela destaca que é importante o trabalho com as unidades de retaguarda para não sobrecarregar hospitais de entrada como o Regional.
deixe seu comentário