
Calgary, Alberta. Canada Dec 12, 2019. Close up of the WhatsApp app. WhatsApp dark mode secretly available through mysterious bug. Illustrative
O caso foi registrado pela Polícia Militar ontem, por volta de 13h30. A vítima foi até o grupamento da PM e relatou que tudo começou de manhã quando recebeu mensagens via WhatsApp que seriam de seu irmão. Ele escreveu que precisava de R$ 2.130 para comprar um aparelho de telefone celular.
A vítima contou que presumiu que seu irmão estaria da Efapi em Chapecó e, por isso, acabou realizando o depósito do valor por meio de Pix.
Após realizar o pagamento a pessoa disse aos policiais militares que tentou entrar em contato novamente com irmão, porém, tinha sido bloqueado.
Após conferir o número de telefone do contato percebeu que não correspondia ao número de telefone de seu irmão e então percebeu que foi vítima do golpe do Pix.
Então, a Polícia Militar auxiliou a vítima a entrar em contato com sua agência bancária, repassando as informações e também registrou um boletim de ocorrência com os detalhes do estelionato para investigação dos criminosos.
A orientação dos órgãos policiais é sempre desconfiar de mensagens diferentes das que você está acostumado a trocar com seus contatos.
Desconfiar também quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
Antes de fazer qualquer coisa, como uma transferência ou depósito de dinheiro, sempre entrar em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova por ligação telefônica, chamada de vídeo ou até pessoalmente quando possível.
deixe seu comentário