Nova modalidade oferece mais agilidade, menos burocracia e potencial de economia para os cofres públicos
ASCOM | SEF
Última atualização: 2025/08/05 8:50:35A partir desta segunda-feira (4), os motoristas de Santa Catarina passaram a contar com a opção de pagamento via PIX para o IPVA e demais taxas veiculares, como licenciamento e registro. A medida foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (SEF/SC) e do Detran/SC, com o objetivo de modernizar os serviços públicos, facilitar o pagamento de tributos e reduzir custos operacionais.
A principal vantagem do sistema é a compensação quase imediata, com o valor registrado em poucos minutos. A nova modalidade elimina a dependência de bancos conveniados, permitindo o uso de qualquer instituição financeira para a quitação. Segundo o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, a estimativa é de uma economia anual de R$ 2,2 milhões, caso 30% dos contribuintes optem pelo PIX.
Os boletos do IPVA agora apresentam um QR Code exclusivo para o pagamento, que pode ser feito à vista ou em até três parcelas. O parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito também segue disponível.
O governo estadual alerta para tentativas de fraude e reforça que o QR Code só é gerado pelo sistema Detran Digital, acessado com login GOV.BR. O contribuinte deve conferir se o destinatário do PIX é a Secretaria de Estado da Fazenda, vinculada ao Banco do Brasil (CNPJ nº 82.951.310/0001-56). Qualquer indício de golpe deve ser comunicado ao Detran/SC e à Polícia Civil.
deixe seu comentário