Home Motoristas que não possuem exame toxicológico vão receber multa mesmo sem dirigir

Motoristas que não possuem exame toxicológico vão receber multa mesmo sem dirigir

Senatran alerta sobre multas para condutores das categorias C, D e E que não realizarem exame toxicológico dentro do prazo estabelecido.

Fonte: WH3

Última atualização: 2024/03/24 11:00:21

Caminhoneiros estão entre condutores que precisam estar com exame toxicológico em dia. Foto: Rovena Rosa / ABr

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) emitiu um alerta aos condutores das categorias C, D e E sobre as consequências do descumprimento do prazo estabelecido para a realização do exame toxicológico. A infração será verificada diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal, o que significa que, após o 30º dia do vencimento do exame, o condutor estará sujeito a multa.

Seguindo o cronograma estabelecido pela Senatran, os condutores que ainda não realizaram o exame toxicológico e têm CNH com vencimento entre janeiro e junho têm prazo até 31 de março para realizar o teste. Para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro, o prazo é até 30 de abril.

A partir de 1º de maio, os condutores com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias, cuja validade da CNH expire entre janeiro e junho, serão passíveis de multa. Para aqueles com CNH vencendo entre julho e dezembro, a multa começará a ser aplicada a partir de 31 de maio.

A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acarretando em multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Segundo dados da Senatran, em levantamento realizado em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o país. Com o intuito de orientar os condutores, a Senatran tem promovido campanhas educativas e emitido alertas por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Para verificar se o exame toxicológico está em dia, é necessário acessar a área do condutor na CDT, clicar no botão “Exame Toxicológico” e verificar se o prazo para realização está vencido.

deixe seu comentário

leia também

leia também