A capacitação faz parte das atividades alusivas ao Agosto Laranja, Mês de Prevenção à Deficiência Intelectual e Múltipla
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), reuniu na manhã de terça-feira (21), os agentes comunitários de saúde, no Salão Nobre da Prefeitura. A capacitação faz parte das atividades alusivas ao Agosto Laranja, Mês de Prevenção à Deficiência Intelectual e Múltipla, e teve por objetivo alertar os profissionais que atuam nos postos de saúde para ficarem atentos a sinais e detectação precoce de deficiências em crianças.
Conforme as fisioterapeutas Julia Grasel e Juciane Wehner, que junto com os demais profissionais do NASF conduziram o encontro, a intenção é prevenir e evitar o agravo destas deficiências considerando o dado de que 10% da população tem alguma deficiência. “É importante ressaltar que, destas deficiências, 70% poderiam ser evitadas com cuidados básicos, como por exemplo, a realização do pré-natal com o acompanhamento de um profissional”, enfatizou Julia. Além disso, as famílias precisam estar atentas a cuidados do cotidiano como a realização correta das vacinas, de consultas periódicas, prevenção de quedas e acidentes domésticos.
deixe seu comentário