Home Município une forças pela erradicação da Brucelose

Município une forças pela erradicação da Brucelose

Prefeitura vai subsidiar 50% dos valores dos exames no rebanho. No mês de maio será realizado um cronograma de reuniões para explicar como o programa será desenvolvido

Última atualização: 2017/04/28 10:55:45

Flor do Sertão
A brucelose é uma doença infecciosa que geralmente acomete bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e cães, mas também pode atingir o ser humano. Casos da doença em rebanhos e em pessoas têm gerado preocupação na região. Em Flor do Sertão, o Poder Público e órgãos competentes estão unindo forças para enfrentar a doença, com 15 pessoas infectadas e aproximadamente 70 animais abatidos por estarem com a bactéria, como explica o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Michel Avrella.
Os casos de pessoas infectadas também deixaram a Secretaria Municipal de Saúde em alerta. Segundo a enfermeira chefe da Unidade, Silvia da Silva, os pacientes cujo resultado é positivo são encaminhados para consulta médica e, constatados sintomas da brucelose, é prescrita a medicação, que é fornecida pelo Estado. Ainda, segundo a enfermeira, o paciente é acompanhado por dois anos, com a realização de exames a cada seis meses.
Erradicar a brucelose em Flor do Sertão vem exigindo um empenho conjunto entre as secretarias de Agricultura e de Saúde, bem como EPAGRI e outros órgãos. Nesse sentido, no mês de fevereiro foi realizada palestra nas comunidades, por meio do Programa “A Saúde vai à sua comunidade”, com auxílio da CIDASC, tendo por objetivo esclarecer e orientar a população. A equipe teve a presença do médico veterinário Ody Hess Gonçalves – que ministrou as palestras. Dentre as orientações à comunidade, o profissional enfatizou a importância da prevenção, especialmente quem trabalha com animais. Usar luvas, óculos de proteção, avental e máscara ao manusear animais doentes, mortos ou durante um parto de animal são as principais precauções. À comunidade em geral cabe evitar ingerir carne mal cozida e produtos lácteos não pasteurizados, como leite, queijo, manteiga ou sorvete. Como já temos casos constatados em nosso município, é fundamental que a população siga essas orientações.
Preocupado com os casos de brucelose no município, principalmente os constatados em humanos, o prefeito Sidney Willinghöfer encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores com proposta para que o município custeie 50% do valor dos exames nos animais. A proposta foi aprovada por unanimidade nas três sessões em que foi colocada em votação. Segundo Willinghöfer, o objetivo é incentivar os proprietários a examinarem seus rebanhos, no intuito de combater o avanço da doença. Grande número de produtores tem demonstrado interesse em realizar os exames, e a prioridade deverá ser o rebanho leiteiro, visto que o leite e seus derivados é um dos principais meios de transmissão da doença aos humanos.
No mês de maio, quando o município já deverá subsidiar parte do valor dos exames em animais, a Secretaria de Agricultura, juntamente com a EPAGRI e a Secretaria de Saúde, realizarão reuniões em todas as comunidades, com objetivo de explicar como funcionará o programa de erradicação da brucelose no município. A médica veterinária Patrícia Bordignon acompanhará a comitiva para tirar dúvidas da população e orientar principalmente quanto à prevenção.
Abaixo, a sequência das comunidades a serem visitadas no mês de maio, com as reuniões sempre às 14h:- Dia 03 (quarta-feira): Linha Fuzil (salão)- Dia 05 (sexta-feira): Linha Cabeceira do Poço Rico (salão)- Dia 08 (segunda-feira): Linha Marmeleiro (salão)- Dia 10 (quarta-feira): Linha Barra do Taraíras (salão)- Dia 12 (sexta-feira): Linha Flor da Serra (salão)- Dia 15 (segunda-feira): Linha Costa do Sargento (salão)- Dia 17 (quarta-feira): Linha Sarandi (escola)- Dia 19 (sexta-feira): Linha Poço Rico Baixo (escola)- Dia 22 (segunda-feira): Linha Pedra Branca (salão)- Dia 31 (quarta-feira): Flor do Sertão (centro de eventos)

deixe seu comentário

leia também