Levantamento foi realizado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado
O Município de São Miguel do Oeste conquistou as primeiras colocações em um levantamento divulgado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, no final do último mês de novembro, relativo à oferta de vagas em creches e no pré-escolar. De acordo com o relatório, São Miguel do Oeste é um dos dois únicos municípios catarinenses a atingir 100% de atendimento na pré-escola, voltada a crianças de 4 e 5 anos de idade. No Estado, 27.226 crianças estão sem este serviço.
No atendimento em creches, a meta atual estabelecida no Plano Nacional de Educação é de cobertura mínima de 50%. Mesmo assim, os números de São Miguel do Oeste se destacam em primeiro lugar no levantamento, com a disponibilidade de vagas para 73% do total de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, muito próximo ao objetivo para 2025, que é de 75%. No Estado, ainda faltam 43.322 para cumprir a determinação atual.
O secretário municipal de Educação, Paulo Drumm, destaca que o relatório do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado leva em consideração os dados de 2015 a 2018, sendo que em 2019, o Município elevou ainda mais o número de vagas em creches, com a ampliação de três unidades. “Além disso, estamos ampliando a creche do bairro Santa Rita e adequando o prédio do antigo Besc para transformá-lo em creche a partir do início de 2020, o que irá deixar o Município ainda mais confortável neste índice”, explica. Hoje, segundo o secretário, a disponibilidade de vagas considerando toda a rede municipal, já chega a 100%, embora nem sempre haja a oferta na unidade pretendida.
O prefeito, Wilson Trevisan, acrescenta que, além de oferecer um número suficiente de vagas, a Administração Municipal empenha-se em disponibilizar para as famílias um acolhimento adequado nestes espaços, tanto em termos de estrutura física, quanto em profissionais capacitados e materiais de qualidade. “Com isso, os pais podem sair tranquilos para trabalhar, sabendo que seus filhos estão bem cuidados”, salienta.
deixe seu comentário