Programa de Internet Rural teve início com a instalação de uma rede de fibra ótica na comunidade de Linha Fuzil. Intuito da Administração Municipal é levar internet para todas as comunidades do interior
Moradores de áreas rurais de Flor do Sertão estão sendo beneficiados com um novo programa de Internet Rural, desenvolvido pela Administração Municipal. A comunidade de Linha Fuzil foi a primeira a ser contempla, com cerca de 30 famílias aderindo ao projeto. Umas das famílias beneficiadas é de Danilo Dallagnol, que conseguiu melhorar o funcionamento da internet graças a instalação da fibra ótica em sua propriedade.
Antes a família Dallagnol tinha internet via rádio, que não disponibilizava a velocidade e estabilidade proporcionada pela nova rede com fibra ótica. Segundo Danilo, a Internet é de grande utilidade na propriedade, seja para fazer uma Guia de Transporte Animal (GTA) via web, ou mesmo para diversão ou estudos dos filhos. Ele revela que também é comum pesquisar sobre os trabalhos desenvolvidos na propriedade, que tem como principal atividade a avicultura.
Para o prefeito Sidnei Willingh?fer, a Internet é uma ferramenta poderosa para pesquisas e serviços, mas tem outro papel importante, de incentivo à permanência dos jovens nas propriedades rurais. Ele revela que durante as reuniões nas comunidades no ano de 2017, um dos principais pedidos foi de internet no interior. Neste sentido, em 2018 o Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para viabilizar o programa, que deve ser estendido a todas as comunidades.
O prefeito explica que o programa foi iniciado pela Linha Fuzil por ser uma das maiores comunidades do município, além de uma questão de viabilidade por passar um cabo de fibra ótica nas proximidades. De acordo com o prefeito, o programa é viabilizado a partir de uma empresa particular que realizada a instalação nas residências. Dessa forma, o cidadão contrata a instalação, sendo que a Administração ressarce o valor investido em até R$ 1.200,00 por família.
deixe seu comentário