Home Museu Municipal é reaberto em cerimônia oficial

Museu Municipal é reaberto em cerimônia oficial

Cerimônia contou com autoridades e reforçou o interesse do município na criação de um Centro Cultural

Prefeitura de São Miguel do Oeste

Última atualização: 2025/07/02 2:15:02

O Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi foi reaberto na manhã desta quarta-feira (2), em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades locais, convidados e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Terezinha Debatin.

Instituído em 1988, o museu passou por obras de acessibilidade e revitalização do acervo, que atualmente conta com cerca de 700 peças históricas catalogadas, preservando a memória da colonização e do desenvolvimento da antiga Vila Oeste. Em 2005, o espaço passou a levar o nome de Ruy Arcádio Luchesi, em homenagem ao colonizador que marcou a história do município.

O acervo conta a trajetória dos imigrantes vindos do Rio Grande do Sul, que se estabeleceram na região e construíram suas vidas por meio da extração da madeira. As toras seguiam em balsas pelo Rio Uruguai e, muitas vezes, atravessavam fronteiras, chegando inclusive à Europa.

Hoje, o museu é um dos 24 da região Oeste de Santa Catarina e integra um conjunto de 201 museus existentes em 113 municípios catarinenses. O espaço recebe estudantes, pesquisadores, turistas e caravanas escolares, cumprindo um importante papel na valorização da memória e da identidade local.

Durante a solenidade, foi entregue um ofício à presidente da Fundação Catarinense de Cultura manifestando o interesse do município na construção de um Centro Cultural. Segundo o secretário de Esporte e Cultura, Anderson Pelegrini, o município já dispõe de um terreno bem localizado e a proposta é buscar apoio do Governo do Estado para viabilizar a obra.

“No ofício, a gente contextualizou que temos interesse na construção de um Centro Cultural. O município já tem um terreno disponível para isso, um terreno que o prefeito já nos mostrou e que é privilegiado, próximo ao centro da cidade. A intenção, ao levar esse pedido ao Governo do Estado, é buscar um aporte financeiro para que possamos realizar essa construção, que será utilizada pelo município, mas que também se torne um referencial regional, permitindo que outras entidades possam utilizá-lo”, destacou Pelegrini.

O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h15, com possibilidade de agendamento para outros horários.

deixe seu comentário

leia também

leia também