A busca por negócios e oportunidades deve ser constante. A cada dia, a cada nova situação, a cada mudança e evolução, novas oportunidades são apresentadas e novos negócios podem ser gerados. É preciso, portanto, estar atento.
Acontece, porém, que muitos empreendedores buscam esses negócios e oportunidades promissores apenas em caso de necessidade. Não realizam um verdadeiro monitoramento do mercado para continuamente identificar e gerar negócios. E com isso são desperdiçadas grandes chances de sucesso.
A dinâmica atual do mercado exige dos empreendedores e gestores que não se acomodem, mas que continuamente estejam prospectando novos negócios e oportunidades. Tudo está mudando rapidamente e o número de concorrentes aumenta vertiginosamente, o que significa que há uma disputa maior também pelas oportunidades que o mercado oferece.
Por outro lado, além do dinamismo do mercado, há a necessidade de crescer e sobreviver em meio a toda essa competição, e isso por si só já exige uma postura de busca e apostas.
Ocorre, porém, que muitos querem a via mais fácil e rápida (que na maioria dos casos é inexistente): negócios com alta lucratividade, pouco investimento e baixo risco.
Na verdade, encontrar, construir e manter bons negócios deve ser uma tarefa diária sustentada por muito trabalho e paciência. Não se planta e colhe no mesmo dia.
Existem sim boas práticas de gestão e de atuação mercadológica que podem ajudar a obter resultados satisfatórios e em um espaço de tempo menor, mas não há mágica: o trabalho é necessário, o planejamento é primordial e a atenção às mudanças deve ser constante.
Cabe ainda observar que um negócio ou oportunidade não pode ser julgado bom ou ruim apenas em si mesmo, mas depende também da experiência e conhecimento com o negócio pretendido daquele que irá empreender e da capacidade de investir.
Ou seja, ainda que determinado setor do mercado esteja em um bom momento e com boas perspectivas de crescimento, é necessário avaliar a capacidade do empreendedor de atuar nesse setor (além, claro, de um bom plano de negócio). Por isso é fundamental buscar negócios e oportunidades onde já exista um mínimo de experiência, reduzindo os riscos inerentes em qualquer negócio.
Outro fator importante, mas muitas vezes ignorado, é que quando se fala de negócios e oportunidades estes não estão restritos às novas empresas e novos empreendimentos, mas também diz respeito às empresas já constituídas e que muitas vezes sofrem justamente por não conseguirem gerar novos negócios continuamente.
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