O que você procura?

Home Núcleo da Polícia Penal de Santa Catarina fez 80 prisões de foragidos em 120 dias

Núcleo da Polícia Penal de Santa Catarina fez 80 prisões de foragidos em 120 dias

Criado há oito meses, o Recap se consolida como referência em agilidade e técnica no combate à evasão penal no estado

ASCOM | SEJURI

Última atualização: 2025/07/07 10:42:59

O Núcleo de Busca e Recaptura da Polícia Penal de Santa Catarina (Recap) tem se destacado como uma das estruturas mais eficazes no combate à evasão penal no estado. Criado em outubro de 2024, o grupo especializado já realizou 150 recapturas de presos foragidos e cumprimento de mandados judiciais vinculados ao sistema prisional. Apenas nos últimos 120 dias, foram 80 prisões, muitas delas de indivíduos considerados de alta periculosidade.

A estrutura passou a ganhar corpo com a reestruturação promovida pela atual gestão da Polícia Penal, e foi formalizada por meio da Portaria nº 683/2025, da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri). O núcleo opera com base em ações coordenadas, uso de inteligência, tecnologia e planejamento rigoroso. “A consolidação do núcleo é reflexo direto do investimento em inteligência, capacitação e gestão estratégica”, afirmou a secretária Danielle Amorim Silva, titular da Sejuri.

Com atuação em todo o estado, o Recap é composto por policiais penais selecionados por critérios técnicos e de conduta. Todos passam por formação especializada ministrada pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS), com domínio no uso de diversos armamentos e técnicas operacionais. O núcleo atua em regime de plantão, com suporte constante de setores de inteligência da Polícia Penal, como a Diretoria de Inteligência e Informação (DINF) e a Unidade de Monitoramento Eletrônico (UME).

De acordo com o coordenador do Recap, Rafael Zaba, o trabalho da equipe é contínuo e baseado em planejamento estratégico. “Cada operação é precedida de análise detalhada dos alvos, garantindo mais efetividade e segurança. Atuamos também em grandes eventos, com apoio de tecnologia de reconhecimento facial”, destacou. O núcleo também participa de ações conjuntas com outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público.

O governador Jorginho Mello reforçou a importância do trabalho. “Santa Catarina é o estado mais seguro do país e isso é resultado de muito empenho em diferentes frentes. Além das Forças de Segurança, temos um trabalho sério e comprometido da Polícia Penal para que garanta que os condenados cumpram a pena. Somos exemplo para o país”, declarou.

Com atuação pautada pela disciplina, sigilo e rigor técnico, o Recap representa um novo patamar na atuação da Polícia Penal catarinense e responde às novas demandas da segurança pública com agilidade e precisão.

deixe seu comentário

leia também