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O marketing para pequenos negócios depende de atitude

A característica empreendera pode ser desenvolvida e o marketing é o principal canal para o sucesso

Última atualização: 2017/03/27 8:51:56

Mais de 30 empreendedores participaram na noite de ontem, no auditório da Acamosc em Chapecó, do evento Marketing e Empreendedorismo realizado por iniciativa da Extracredi, OSCIP que atua no fomento ao microcrédito e a Franka Publicidade e Propaganda. Na avaliação da gerente da filial de Chapecó, Tanara Bender, o evento teve por objetivo orientar sobre a utilização de estratégias de Marketing para micro e pequenas empresas e conscientizar sobre o benefício e as possibilidades do marketing digital e seu baixo custo e surpreendeu pela participação e compartilhamento do público. Para Tanara, a instituição tem apostado neste modelo de pequenos eventos a fim de impulsionar os micro negócios e isso tem se mostrado efetivo, pois o empreendedor precisa ser motivado.

 De acordo com a facilitadora que abordou o assunto, Marcia Daniel Tonet, a característica empreendedora pode ser desenvolvida e o marketing é o principal canal para o sucesso. Para ela, a atitude do empreendedor para apostar em ações de marketing é que fazem o sucesso do negócio. “Colocar uma empresa e não fazer nada ou pouco para mostrá-la ao mercado, provavelmente fará o negócio falir com o tempo. Por outro lado, micro negócios hoje estão em alta e fazem um movimento econômico paralelo que transforma e desenvolve as regiões e apostar em relacionamento pessoal, ações gratuitas de baixo custo, utilizar-se de ferramentas fáceis, práticas de usar e baratas, como as redes sociais (facebook, whatssap, entre outros) podem impulsionar o negócio no início da atividade, quando o empreendimento geralmente tem pouca verba para investir.

O evento contou ainda com um case das irmãs empresárias Franciele e Kassieli da Rosa Ramos da Franka Publicidade e Propaganda, que contaram como iniciaram a empresa e das dificuldades enfrentadas. Elas citaram exemplos de investimentos e ações que fizeram para tornar a empresa conhecida e como potencializaram clientes de grande porte e também como defiram o público foco da empresa, o micro empreendedor.

Ao final do evento, um coffee break integrou os empresários que trocaram cartões e se conheceram, prospectando novos clientes entre o grupo de participantes.

 

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