O que você procura?

Home Obras de revitalização da Avenida Willy Barth têm início em São Miguel do Oeste

Obras de revitalização da Avenida Willy Barth têm início em São Miguel do Oeste

Intervenção prevê reconstrução da base da via, implantação de drenagem e nova pavimentação; recursos para a obra estão garantidos, segundo lideranças

Argeu Padilha / TVGC

Última atualização: 2026/06/27 1:16:14

As obras de revitalização da Avenida Willy Barth tiveram início na manhã desta quinta-feira, 25, em São Miguel do Oeste. A intervenção contempla a reconstrução da base da rodovia, implantação de sistema de drenagem e nova pavimentação asfáltica. O anúncio foi acompanhado por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lideranças políticas e autoridades municipais.

Durante entrevista à TVGC, o deputado federal Pedro Uczai (PT) afirmou que a obra representa o início de uma nova etapa para a via, que, segundo ele, anteriormente receberia apenas serviços de recapeamento.

“O projeto agora prevê a reconstrução da base, drenagem e posteriormente a aplicação do asfalto. A comunidade pode ter certeza de que será realizada uma obra estrutural”, declarou.

Segundo o parlamentar, foram destinados R$ 10 milhões por meio de emenda parlamentar para a revitalização da Willy Barth. Ele informou ainda que há previsão de ampliação dos recursos, caso necessário, utilizando parte dos R$ 26 milhões destinados à BR-282.

“Se houver necessidade, existem recursos reservados para garantir a conclusão da obra. O objetivo é entregar uma solução definitiva para a Willy Barth”, afirmou.

Questionado sobre o tipo de pavimentação, Pedro Uczai explicou que o projeto prevê revestimento asfáltico, após a execução da drenagem e da nova base da rodovia.

“Não adianta apenas colocar uma nova camada de asfalto sobre uma base comprometida. Primeiro será feita toda a estrutura necessária para suportar o tráfego de veículos pesados”, destacou.

O deputado informou que a previsão inicial para conclusão dos trabalhos é de aproximadamente três a quatro meses, prazo que poderá variar conforme as condições climáticas e o andamento da execução.

O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Carlos Agostini, também participou do ato e afirmou que a revitalização atende a uma reivindicação antiga do município.

“Há muitos anos buscamos uma solução para essa rodovia, que recebe intenso fluxo de veículos pesados e registra acidentes. O importante é que agora será feita a recuperação da base, proporcionando maior durabilidade à pista”, disse.

Segundo o vice-prefeito, em anos anteriores o município já havia apresentado propostas em Brasília visando melhorias na via, incluindo alterações para aumentar a segurança do trânsito.

Também presente no evento, o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) afirmou que a destinação dos recursos permitiu viabilizar uma demanda histórica da região.

“A revitalização da Willy Barth era uma reivindicação antiga. Com a garantia dos recursos, a obra passa a ser uma realidade e integra um conjunto de investimentos previstos para a BR-282 e para São Miguel do Oeste”, declarou.

Conforme as informações apresentadas durante o evento, os primeiros serviços executados concentram-se na drenagem e na preparação da base da rodovia. Técnicos do DNIT acompanham o início da intervenção, que deverá ocorrer em etapas para reduzir os impactos no trânsito durante a execução dos trabalhos.

deixe seu comentário

leia também