Depois de sua utilização, o produto deve ser acondicionado em garrafas pet e entregue em um dos pontos de recolha; entre eles, 13 escolas da rede municipal
A Vigilância Sanitária de São Miguel do Oeste tem como missão promover e proteger a saúde da população e o meio ambiente. Para isso, estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, criando uma alternativa para o descarte dos óleos e gorduras, minimizando o impacto ambiental e contribuindo para a educação.
De acordo com Sergion Klein, da Vigilância Sanitária Municipal, o procedimento contribui com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, resulta em benefícios para a escola. “Ao entregar seu óleo ou gordura em uma das escolas parceiras, você estará ajudando esta instituição, que, em troca de tais resíduos, recebe um retorno financeiro utilizado para melhorar o ambiente e adquirir materiais”, ressalta.
DESCARTE CONSCIENTE
Óleos e gorduras são diariamente utilizados nas atividades domésticas e comerciais relacionadas à alimentação. Após o aquecimento em alta temperatura, os óleos sofrem alterações nas suas características físicas e químicas, que podem provocar danos à saúde humana. Por isso, aconselha-se realizar a troca periódica desses óleos e gorduras durante o processo produtivo. É importante, ainda, que o descarte do resíduo gerado por esta troca seja feito corretamente e o destino final não afete negativamente o meio ambiente.
Caso ocorra o descarte inadequado, poderá poluir córregos, riachos, rios e o solo, provocando prejuízos ambientais, tais como: diminuição da fauna e flora aquática, alterações na potabilidade da água, impermeabilização do solo e das raízes de plantas, impedindo a absorção de nutrientes, decomposição do óleo em gás metano (CH4) diretamente relacionado ao aquecimento global, e outros.
LOCAIS DE ENTREGA
DO ÓLEO USADO
Após a utilização dos óleos e gorduras, estes devem ser armazenados em garrafas descartáveis (pet). E então, deverão ser entregues em um dos pontos de recolha; entre eles, as escolas abaixo relacionadas. Em seguida, as escolas farão a entrega desses resíduos para uma empresa licenciada, que utilizará para um fim adequado, como por exemplo, a produção de biodiesel.
– Escola Amália Daltoé Agostini;
– Escola Aurélio Pedro Vicari;
– Escola Emma Balke;
– Escola José Veronese;
– Escola Juscelino K. de Oliveira;
– Escola Marechal Arthur da Costa e Silva;
– Escola Padre José de Anchieta;
– Escola Tranquilo José Rigoni;
– Escola Waldemar Antonio Von Dentz;
– Escola Atílio Luiz Calza;
– Creche Pequeno Polegar;
– Creche Sonho Feliz;
– Creche Ciranda da Alegria.
deixe seu comentário