Período terá maior variação térmica e chuvas influenciadas por frentes frias
Oeste Mais
Última atualização: 2025/03/20 8:29:38O outono começou às 6h02 (horário de Brasília) desta quinta-feira, dia 20, no hemisfério sul, marcando a transição de um período quente e úmido para um período mais seco e frio. Conforme nota meteorológica divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina, os volumes de chuva diminuem em relação ao verão.
Em Santa Catarina, os temporais de final de tarde tendem a diminuir com o passar da estação, e as frentes frias associadas a ciclones em alto mar passam a ser os principais sistemas causadores de chuva no estado, fenômeno que pode trazer volumes elevados em alguns períodos.
Já as temperaturas na estação serão de grande amplitude térmica, com manhãs amenas e tardes mais quentes. À medida que o outono avança e o inverno se aproxima, massas de ar frio contribuem para a diminuição das temperaturas, criando condições propícias para a formação de geadas e até episódios de neve, especialmente nas regiões mais altas, como nos planaltos e na serra catarinense.
Ainda segundo a nota divulgada pela Defesa Civil, espera-se um outono com temperaturas acima da média em todas as regiões de Santa Catarina neste ano, mas não são previstos períodos prolongados de calor intenso, pelo contrário, eventos de frio intenso devem ser mais comuns. As chuvas se tornam mais abrangentes, mas com acumulados menores em relação ao verão.
Outono mais quente que o normal
Apesar da estação apresentar temperaturas acima da média em todas as regiões de Santa Catarin, não são esperados períodos prolongados de calor intenso. Conforme a Defesa Civil, a expectativa é de uma transição gradual para o frio, com eventos mais intensos de temperaturas baixas à medida que a estação avança.
“Nesta estação teremos uma transição gradual para o frio, com eventos de temperaturas baixas mais frequentes. Além disso, as chuvas ficarão mais distribuídas, sendo influenciadas principalmente pela passagem de frentes frias e ciclones no oceano”, explica o meteorologista Felipe Theodorovitz.
deixe seu comentário