Ele estava com a saúde debilitada por conta de problemas cardíacos e de uma infecção na vesícula. O padre havia sido internado no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde faleceu ontem à noite
Texto por Liange Gattermann/Rádio Integração
São José do Cedro adormeceu triste nesta quarta-feira, dia 20. Padre Romualdo Zimmer, que por cerca de trinta anos atuou na Paróquia São José, faleceu aos 88 anos.
Ele estava com a saúde debilitada por conta de problemas cardíacos e de uma infecção na vesícula. O padre havia sido internado no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, onde faleceu ontem à noite.
HISTÓRIA A PARTIR DA ÚLTIMA ENTREVISTA CONCEDIDA À RÁDIO INTEGRAÇÃO EM 20 DE DEZEMBRO DE 2018, QUANDO COMPLETOU 60 ANOS DE SACERDÓCIO
Padre Romualdo Zimmer era figura conhecida em toda a região por sua dedicação ao sacerdócio.
A voz, de entonação calma, do padre nascido na localidade que hoje pertence à cidade de São Carlos na costa do Rio Uruguai, era inconfundível.
Foi lá, no sertão, próximo de onde ficava a casa dos padres da Paróquia São Carlos, que tinha abrangência até o Paraná, e pertencia à Diocese de Lages à época, que mesmo sem perceber, despertou para o sacerdócio.
Nascido em 1931, filho do dono de uma pequena serraria, que era liderança ligada à Igreja, ele pôde estudar a partir dos 11 anos no pré-seminário da Prelazia de Palmas.
Sempre de bom humor, inicialmente, sequer entendia o propósito de estar lá, mas não podia perder a oportunidade compartilhar os jogos de futebol com os colegas.
Romualdo Zimmer relatou que foi com o passar do tempo que a ideia de se tornar padre ganhou força. Em 1947 ele foi para o Seminário Diocesano de Santa Maria, e depois de, São Leopoldo até receber a ordenação.
Isso foi em 20 de dezembro de 1958, em um dia chuvoso, que antecedeu a primeira missa. Segundo ele, houve uma grande procissão a partir da casa de seus pais até a igreja de São Carlos.
O nervosismo daquele dia, porém, com o tempo, abriu espaço para a segurança de quem atuou há 60 anos no sacerdócio.
Antes de vir para São José do Cedro, padre Romualdo atuou em funções como primeiro secretário de bispo, ajudou a organizar o seminário que hoje funciona em Chapecó, bem como, a Diocese que abrange todo o Oeste catarinense.
Acumulando uma experiência admirável, foi ele o responsável pelo primeiro treinamento de ministros, o que lhe exigiu traduções do latim e do francês.
O perfil proativo é que o trouxe para São José do Cedro no início dos anos 1990, quando a Paróquia São José passava por dificuldades.
Com a missão de ‘arrumar a casa’, acabou ficando na cidade, pela qual tomou gosto e decidiu permanecer.
“Não sei se faria tudo exatamente igual, mas com certeza, enfrentaria tudo de novo para conviver com as pessoas que ajudaram a construir essa história, e estar aqui onde me considero feliz”, disse padre Romualdo Zimmer,
deixe seu comentário