Home Parceria entre produtor e município contribui para arrecadação

Parceria entre produtor e município contribui para arrecadação

Plantio do milho é um dos serviços disponibilizados

Última atualização: 2019/01/25 3:40:26


Os agricultores têm um importante papel na arrecadação mensal de seus municípios quando tiram a Nota Fiscal de Produtor no momento da venda de seus produtos. E em Flor do Sertão não é diferente, como explica o secretário de Agricultura, Rudimar Rott. Com a retirada da nota, o município arrecada mais e pode também investir em políticas de incentivo ao homem do campo.

A disponibilização de máquinas para a confecção da silagem ou do plantio são exemplos de incentivo ao produtor rural. “Os serviços prestados são um incentivo fundamental, que viabiliza a manutenção na atividade. A contrapartida do produtor é comercializar sua produção sempre com nota, pois é aí que o município arrecada justamente para manter esses incentivos e auxílios; quando a situação financeira do município não é boa, e vemos isso em muitos municípios por aí, todos deixam de ser beneficiados”, enfatiza Rott.

Para uma grande parcela da população rural do município, dedicada à produção leiteira, nesta época a preocupação é que o tempo colabore para a confecção da silagem e, posteriormente, o novo plantio. É o caso de Agenor Pizzatto, da Linha Flor da Serra, um dos principais produtores de leite do município, que planta aproximadamente vinte hectares de milho para garantir alimentação para as mais de 50 vacas leiteiras em sua propriedade.

Segundo ele, o apoio que a Prefeitura dá, através do serviço de máquinas, faz a diferença. “É uma parceria que vale a pena, pois me reduz os custos a um terço, tanto no plantio quanto na confecção de silagem; por outro lado, não sai de minha propriedade nenhuma venda sem emissão de nota, porque sei quanto isso é importante para a arrecadação do município; essa colaboração mútua viabiliza produtor e município”, destaca Pizzatto, cuja propriedade receberá o certificado de rebanho livre de brucelose e tuberculose, após realizados todos os procedimentos sanitários exigidos pelas instâncias legais.

A sugestão do agricultor para incentivar os produtores a emitirem notas passa pela prestação de serviço por parte da Prefeitura: “Todos tem que ser ajudados, mas todos também têm que colaborar. Na minha opinião, algum vereador já deveria ter proposto uma lei municipal que valorize os produtores que emitem nota e isso não só em relação aos produtores rurais, porque toda comercialização de produto sem nota prejudica, de certa forma, o município”, sugere Pizzatto.

deixe seu comentário

leia também

leia também