Home PAV completa dois anos de atendimento em São Miguel do Oeste

PAV completa dois anos de atendimento em São Miguel do Oeste

O serviço foi implantado por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Receita Federal

Prefeitura de São Miguel do Oeste

Última atualização: 2025/10/06 10:56:55

O Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal em São Miguel do Oeste completa, no dia 18 de outubro, dois anos de funcionamento. Desde a desativação da antiga agência da Receita Federal, em agosto de 2023, o município passou a contar com o PAV para garantir que a comunidade da região continue recebendo os principais serviços do órgão sem precisar viajar para outras cidades.

O serviço foi implantado por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Receita Federal, com base na Lei Municipal nº 8.139/2023, e conta com servidor municipal capacitado para realizar o atendimento local. O principal objetivo é manter o acesso facilitado aos serviços da Receita Federal, evitando que contribuintes precisem se deslocar até Chapecó ou Joaçaba.

Atendimento regional e eficiente

Nestes dois anos, o PAV já realizou 5.401 atendimentos, sendo 2.563 no primeiro ano e 2.838 no segundo, com uma média de 250 atendimentos por mês.

O posto atende não apenas os moradores de São Miguel do Oeste, mas também cidadãos de municípios vizinhos, que antes dependiam da antiga agência da Receita Federal local.

Entre os principais serviços oferecidos estão:

  • emissão e alteração de CPF (inclusive para estrangeiros);
  • consultas e verificações de pendências fiscais;
  • emissão de documentos e acesso à conta GOV;
  • orientações gerais sobre serviços da Receita Federal.

Os serviços mais procurados são a verificação de situação fiscal e a emissão e alteração de CPF, especialmente por estrangeiros, como cidadãos argentinos que buscam regularizar documentos no Brasil.

Praticidade e conforto para a população

De acordo com Emerson Zanon responsável pelo atendimento do PAV, o serviço trouxe mais praticidade e conforto para os contribuintes, permitindo que a maioria das demandas seja resolvida dentro do próprio município.

Nosso foco é oferecer um atendimento ágil e eficiente, em constante contato com a equipe de apoio remoto da Receita Federal, para resolver o problema do cidadão aqui mesmo”, destaca Zanon.

O público atendido é variado e equilibrado entre homens e mulheres, com predominância de adultos. No caso de emissão de CPF para crianças e adolescentes, o atendimento é feito por meio dos pais ou responsáveis.

Parceria que dá resultado

O PAV é resultado da parceria entre a Prefeitura de São Miguel do Oeste e a Receita Federal, e sua continuidade depende desse trabalho conjunto.

Na 9ª Região Fiscal, que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina, mais de 200 municípios já firmaram convênios semelhantes com a Receita Federal, ampliando o acesso da população aos serviços públicos e descentralizando o atendimento.

A expectativa é manter e fortalecer o serviço nos próximos anos, já que dificilmente será reativada a antiga estrutura física da Receita Federal no município.

A grande contribuição do PAV é manter o atendimento no município e na região, evitando que as pessoas precisem se deslocar. É um serviço que garante praticidade e economia de tempo e recursos para toda a comunidade”, afirma Zanon.

deixe seu comentário

leia também

leia também