Home Sem categoria Pilates é alternativa para tratar lesão de ombro e joelho
Sem categoria

Pilates é alternativa para tratar lesão de ombro e joelho

Na Personal Pilates você encontra acompanhamento profissional para recuperar sua forma física

Última atualização: 2017/04/13 4:41:50

São Miguel do Oeste

(Marcelo Both): Pilates também é indicado para tratar de lesões de ombro

         O joelho é uma parte essencial na movimentação do corpo humano e por conta disso também está mais suscetível a lesões, que podem ser causadas por fatores genéticos, trauma direto, excesso de atividades, gesto motor errado e, principalmente, desequilíbrio muscular. Lesão no ligamento cruzado anterior, luxação patelar, condromalácia patelar, artrose do joelho, tendinite patelar, síndrome do corredor e lesões do menisco são algumas das principais patologias quando o assunto é joelho, como explica o profissional de educação física Willian Hahn.

         Para uma boa condição física do joelho, o pilates pode ser um bom aliado. Segundo Hahn, os movimentos do pilates podem ser empregados especificamente para a reabilitação de joelhos lesionados ou que tiveram de passar por cirurgia. Dentro dos principais benefícios estão o ganho de amplitude de movimento, fortalecimento de todos os grupos musculares ao redor do joelho, bem como o alongamento equilibrado dessas cadeias musculares. Além disso também tem o melhoramento da propriocepção, que é a força exercida pelos músculos. “Com o exercício do pilates o paciente começa a ganhar mais confiança nos seus joelhos, até o ponto que conseguem realizar todos os movimentos sem dor”, explica.

 

Reabilitação de ombro

         As lesões de ombros são até certo ponto comuns pelo fato do ombro ser parte fundamental nos movimentos dos braços. De acordo com Willian, as lesões no local geralmente se devem à prática esportiva que envolve levantamento de peso ou movimentos de força e elevada intensidade ou repetição. “As principais lesões são tendinite dos bíceps, capsulite de ombro (ombro congelado), síndrome do impacto e lesão no manguito rotador. Há várias profissões que têm uma tendência maior a gerar lesões. É o caso de dentistas, motoristas, cabeleireiros, pessoas que digitam em computador, donas de casa, cirurgiões e até executivos”, revela.

         Conforme o profissional, o Pilates nas patologias de ombro tem como função trabalhar o recrutamento e fortalecimento da musculatura profunda do ombro, fazendo com que ocorra o controle do quadro álgico, ainda associado aos exercícios posturais, que visam o posicionamento e alongamento dos demais músculos. “Além disso é fundamental fortalecer a coluna cervical e torácica, devido a ligação muscular entre as cadeias musculares, para assim evitar que cargas compressivas, movimentos repetitivos ou vícios posturais, gerem uma nova lesão. Os exercícios do pilates aumentam a flexibilidade, mobilidade e força dos músculos necessários para o equilíbrio muscular”, ressalta.

         Conforme Willian, os benefícios do pilates podem ser muitos, mas esclarece que é preciso responsabilidade e acompanhamento profissional na execução dos exercícios.  Willian Hahn é profissional de educação física, com especialização em diversas áreas do pilates, sendo o responsável pelo Estúdio Personal Pilates, localizado no Edifício Tower Center, na Rua Sete de Setembro, no centro de São Miguel do Oeste. Mais informações podem ser obtidas no 3621-2893 ou no 99145-6333.


 

(Marcelo Both): Pilates pode ser um aliado poderoso na recuperação de joelhos
(Marcelo Both): Pilates também é indicado para tratar de lesões de ombro

deixe seu comentário

leia também