Esses produtos são proibidos para entrada e comercialização no Brasil, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
TV GC com informações WH Comunicações
Última atualização: 2025/01/19 10:48:27Na noite deste sábado (18), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) registrou uma ocorrência de contrabando na SC-163, km 87, no município de Descanso, em Santa Catarina. Durante uma fiscalização de trânsito por volta das 20h30, os agentes abordaram um veículo VW/GOL, com placas de Itapiranga/SC.
O carro era dirigido por um homem de 22 anos, acompanhado por uma mulher da mesma idade. Durante a vistoria, os policiais localizaram cigarros eletrônicos de origem estrangeira no interior do veículo. Esses produtos são proibidos para entrada e comercialização no Brasil, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O valor estimado da mercadoria apreendida é de R$ 18 mil. Tanto o condutor quanto a passageira foram detidos em flagrante e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. O veículo e os cigarros eletrônicos foram lacrados e estão à disposição da Receita Federal para os procedimentos legais.
Riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos
Desde 2009, a comercialização e o uso de cigarros eletrônicos, também conhecidos como Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), são proibidos no Brasil. O Ministério da Saúde alerta para os riscos à saúde associados a esses produtos, que contêm substâncias tóxicas e altamente viciantes.
Os cigarros eletrônicos podem causar doenças respiratórias, cardiovasculares, dermatites e até câncer. Além disso, há registros de acidentes graves relacionados ao uso desses dispositivos, que podem resultar em lesões ou até mesmo na morte.
deixe seu comentário