O que você procura?

Home Prefeito decreta Estado de Emergência

Prefeito decreta Estado de Emergência

Vendaval causou grandes estragos no município, com mais de 140 casas destelhadas

Última atualização: 2017/06/08 1:41:39

São Miguel do Oeste

Decreto foi assinado na manhã de hoje Foto: Ascom/Prefeitura

O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, decretou Estado de Emergência no Município, em virtude do vendaval desta madrugada e intensas chuvas dos últimos dias. Esta foi a principal decisão tomada durante reunião realizada na prefeitura, a partir das 10h desta quinta-feira (08).

Assim que foi finalizada a reunião no Gabinete do Prefeito, a Defesa Civil realizou outra reunião, no Gabinete do Vice-Prefeito, Alfredo Spier, avaliou a situação e emitiu parecer orientando a assinatura do Decreto, o que foi oficializado em seguida. O próximo passo, é a homologação pelo Governo do Estado. A partir daí, o Município fica apto à obtenção emergencial de recursos. O Exército também fica liberado para auxiliar no socorro aos atingidos.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, Major Jorge Artur Cameu Junior, o número de imóveis destelhados registrado já chega a 145, e deve aumentar. “Muitas pessoas não chegam a acionar os bombeiros, por isso, este número pode ser bem maior”, comenta. Há pessoas desalojadas, mas ainda está sendo feito o levantamento do número. Seis mil metros quadrados de lona já foram distribuídos. Mais de 6 mil unidades consumidoras continuam sem energia elétrica.

No decorrer do dia, serão calculados os prejuízos. “Os estragos já ocorreram. Agora, precisamos nos mobilizar para ajudar as pessoas que foram atingidas. Estamos agindo com a atenção e agilidade que esta questão requer”, pondera o prefeito.

Os bombeiros estão atuando, no momento, com 37 profissionais, divididos em sete equipes. O 14º RCMec colocou seu efetivo à disposição pra auxiliar.

As aulas foram suspensas na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva (bairro Salete), nas creche Mundo Novo (Jardim Peperi), e Criança Feliz (bairro Salete), por motivo de destelhamento. A Escola Estadual São João Batista está na mesma situação.

A Secretaria de Educação pede a compreensão dos pais, para que mantenham em casa as crianças que estudam nestes educandários, até segunda ordem.

A Defesa Civil pede atenção redobrada das pessoas que tiveram suas casas destelhadas, em virtude do perigo de subir nas residências, pela umidade provocada pelas intensas chuvas dos últimos dias.

A Assistência Social está recebendo donativos, em sua sede administrativa, junto ao CAIC. Quem puder, pode doar colchões, roupa de cama, roupas, água e comida.

O fenômeno que acometeu centro e bairros de São Miguel do Oeste às 05h da manhã de hoje, está sendo tratado como um vendaval.




Decreto foi assinado na manhã de hoje Foto: Ascom/Prefeitura

deixe seu comentário

leia também