Home Prefeito quer municipalizar emissão de licenças ambientais

Prefeito quer municipalizar emissão de licenças ambientais

Ofício foi assinado por Wilson Trevisan durante o “Gabinete em Movimento”, que esteve nesta quinta-feira (16) nas secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Sustentável

Última atualização: 2018/08/17 10:12:01



Ao final de mais um dia de intensas atividades, no “Gabinete em Movimento” que foi realizado nas secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Sustentável, o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, reuniu-se novamente com as equipes dos dois setores para anunciar os principais resultados e decisões.

O prefeito também assinou um ofício solicitando ao IMA (Instituto do Meio Ambiente), antiga Fatma, que realize convênio a fim de municipalizar a emissão de licenças ambientais, que são pré-requisitos para a realização de obras de construção civil. A ideia é encurtar drasticamente os prazos para liberação deste documento. Atualmente, a emissão chega a demorar meses. “Queremos chegar ao prazo máximo de 15 dias”, ressalta Trevisan.

ROTEIRO

No decorrer do dia, Trevisan ouviu de cada servidor, as demandas específicas de suas relativas áreas. Com o secretário Renato Romancini, foram analisados dados e o andamento das atividades. Também foram visitadas algumas das propriedades rurais que receberam investimentos do Município.

O prefeito, juntamente com o secretário Romancini e o diretor de Agricultura, Nédio Jeziorski, estiveram em duas propriedades que receberam fontes de água protegidas, dos agricultores Eusébio Dala Rosa e Valmor Frizzo. Também estiveram em uma propriedade na linha Santa Ana, onde foi construído um dos quatro silos com secagem ao ar natural, financiados a juro zero no município.

Outros pontos visitados foram a área industrial da linha Emboaba, que já recebeu infraestrutura elétrica e obras de terraplanagem. Para finalizar, o prefeito, o secretário e o diretor, estiveram em duas hortas comunitárias, na escola do bairro Jardim Peperi e no bairro Andreatta. De volta ao Centro Administrativo, Wilson Trevisan assinou o ofício que visa à municipalização das licenças ambientais e fez uma reunião de avaliação das ações das secretarias com as equipes.

RESULTADOS DO PROGRAMA NOVO RURAL

O prefeito Wilson Trevisan também levantou alguns dados do programa Novo Rural. Até o momento, foram protegidas 55 fontes de água; 242 agricultores receberam sementes e outros 30 obtiveram o piqueteamento para pastagens perenes; no programa de hortifrúti, mais 17 famílias foram beneficiadas; e 172 propriedades usufruíram de 1.645 horas de serviço de máquinas. Outro benefício oferecido foi a entrega de nitrogênio líquido, para 72 inseminadores cadastrados.

Além disso, foram realizadas seis palestras sobre prevenção à brucelose e tuberculose, e aproximadamente 500 agricultores fizeram algum tipo de curso de capacitação, que foram oferecidos em parceria com o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais. Também foram recolhidos 36 animais mortos e quase 300 toneladas de lixo reciclável no interior.

FEIRA ITINERANTE

Outro programa inovador implementado foi a Feira Itinerante. Ela está funcionando todos os sábados na Praça Belarmino Annoni e em mais três bairros em sistema de rodízio. A partir de novembro, também ser expandida também para a Praça Walnir Bottaro Daniel e outros quatros bairros.

HORTAS COMUNITÁRIAS

O programa de Hortas Comunitárias, que funciona em parceria da Secretaria de Agricultura com a Assistência Social e a Educação, já está com produção em cinco locais. Outras três estão em fase de construção, e mais duas sendo projetadas.

deixe seu comentário

leia também

leia também