Home Sem categoria Prefeitura pretende bancar 50% do valor dos exames no rebanho
Sem categoria

Prefeitura pretende bancar 50% do valor dos exames no rebanho

Projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores prevê que prefeitura pague 50% do valor dos exames de Brucelose realizados pelos produtores rurais do município. Situação preocupa com a identificação de 11 casos da doença em humanos no município

Última atualização: 2017/03/24 10:10:51

Flor do Sertão

Prefeito de Flor do Sertão, Sidnei Willinghöfer 

         A Prefeitura de Flor do Sertão tem o intuito de custear 50% dos valores dos exames realizados no rebanho do município. Nesta semana o Executivo encaminhou ao Legislativo um projeto de lei que regulamenta a medida. Segundo o prefeito Sidnei Willinghöfer, se o projeto for aprovado, a prefeitura vai arcar com a metade do valor de cada exame realizado pelos criadores em seu plantel.

Segundo o prefeito, a medida é uma ação que resulta da preocupação do poder público após a identificação de 11 casos de brucelose em humanos no município que atualmente conta com aproximadamente seis mil cabeças de gado. “É um programa para longo prazo. O município tem aproximadamente seis cabeças de gado. A nossa previsão, e o próprio projeto de lei prevê isso, é executar esse programa até o final de 2020”, relata o prefeito.

De acordo com Willinghöfer, a prioridade no início do programa será de fazer o exame no gado leiteiro, já que a principal via de transmissão da doença é o leite de animais infectados pela bactéria. A Secretaria de Agricultura já possui uma lista de nomes de agricultores que já demonstraram interesse em realizar os exames em seus rebanhos.

As pessoas que apresentarem os sintomas de brucelose podem procurar a Unidade de Saúde de Flor do Sertão para consulta. Os sintomas da doença são sudorese noturna, dores nas articulações, febre, dores nas costas, e sintomas depressivos.


Prefeito de Flor do Sertão, Sidnei Willinghöfer

deixe seu comentário

leia também