Home  Prevenção ao HIV: imunizante apresenta 100% de eficácia em mulheres

 Prevenção ao HIV: imunizante apresenta 100% de eficácia em mulheres

Injeção bianual imunizou 2.134 mulheres jovens contra o HIV, em estudo desenvolvido em Uganda e África do Sul

ND+

Última atualização: 2024/06/30 5:28:39


Estudo de imunizante apresenta 100% de eficácia na prevenção ao HIV em mulheres – Foto: IStock/Reprodução/ND

A terceira fase de um estudo clínico apresentou 100% de eficácia na prevenção ao HIV em mulheres jovens do continente africano. Esta é a primeira vez que uma pesquisa apresenta este tipo de resultado.

A pesquisa Purpose 1 contou com a participação de 5,3 mil mulheres cisgênero, entre 16 e 25 anos, em 25 locais na África do Sul e três de Uganda. Os resultados apresentaram eficácia de 100% em 2.134 mulheres que receberam as duas doses da injeção lenacapavir, com intervalos de seis meses.

“Com zero infecções e 100% de eficácia, a vacina bianual lenacapavir demonstra seu potencial como a nova ferramenta mais importante para prevenir infecções por HIV”, diz a pós-doutora e diretora médica da Gilead Sciences, Merdad Parsey.

As participantes que receberam imunizantes diferentes apresentaram resultados menos satisfatórios: 16 (1,5%)das 1.068 mulheres que receberam o comprimido diário Truvada contraíram a infecção. Das 2.136  que receberam o medicamento Descovy, 39 (1,8%) positivaram para o vírus.

Estudo passará por revisão

Os resultados dos testes foram divulgados pela farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, desenvolvedora da vacina, na quinta-feira (20), mas ainda não foram submetidos à revisão por pares.

“Esperamos conseguir resultados adicionais do programa clínico Purpose, que está em andamento, e continuar em direção do nosso objetivo de ajudar a acabar com a epidemia de HIV para todos, em todos os lugares”, completa Parsey.

Um comitê independente recomendou a utilização do fármaco por todos os participantes do estudo para finalizar a fase de testes cegos. A vacina não é indicada para quem possui status positivo ou desconhecido para a infecção.

deixe seu comentário

leia também