O que você procura?

Home Previsão para o outono indica fim de atuação do El Niño, com chuvas e temperaturas dentro da média

Previsão para o outono indica fim de atuação do El Niño, com chuvas e temperaturas dentro da média

Expectativa de encerramento do El Niño nos meses seguintes e transição para La Niña ao longo do ano, monitoradas continuamente.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Última atualização: 2024/03/21 1:45:51

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

O outono chega ao Hemisfério Sul às 0h06 de quarta-feira, 20, e em Santa Catarina os próximos meses serão caracterizados por chuvas próximas ou acima da média histórica, porém mal distribuídas com totais mais elevados em alguns locais do estado e em outros não. O El Niño mantém o risco de eventos extremos, como chuvas intensas, temporais com raios e ventania.

Climatologia (média histórica):

Frentes frias serão responsáveis pela maior parte da precipitação, principalmente a partir da segunda quinzena de março, com médias mensais variando entre 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no estado.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura

Em Santa Catarina espera-se que permaneça próxima da média climatológica neste trimestre. Em março massas de ar quente ainda atuam, com dias consecutivos de temperatura alta devido a influência do El Niño até o início do outono. Episódios isolados com formação de geada ao amanhecer podem ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul em março, ficando mais frequentes e estendendo-se às demais regiões do estado a partir de abril com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) em janeiro de 2024 permaneceu elevada, com anomalias positivas próximas de 1,0°C a 1,5°C na maior parte do Pacífico Equatorial e cerca de 0,5°C no El Niño 1+2, próximo ao Peru (Figura 1), devido à influência do El Niño. Já em fevereiro de 2024, houve uma redução da área quente em todo o Pacífico Equatorial, com anomalias variando de 0,5°C a 1,0°C (Figura 2).
Para os próximos meses, a previsão aponta para o término do fenômeno El Niño, seguido por uma fase de neutralidade durante o outono, com a possibilidade de ocorrência de La Niña posteriormente, condições que serão monitoradas ao longo do ano.
Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas).
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, ALERTABLU e CIGERD.

deixe seu comentário

leia também