Home Primeira reunião de 2017 do CDR de São Miguel do Oeste debate sobre a aduana de Paraíso e consórcio entre municípios

Primeira reunião de 2017 do CDR de São Miguel do Oeste debate sobre a aduana de Paraíso e consórcio entre municípios

O encontro foi realizado no auditório da Gerência de Educação de São Miguel do Oeste e debateu sobre a aduana de Paraíso e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder).

Última atualização: 2017/03/29 8:35:37

 

Os membros do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de São Miguel do Oeste estiveram reunidos nesta terça-feira, 28, para a primeira reunião de 2017. O encontro foi realizado no auditório da Gerência de Educação de São Miguel do Oeste e debateu sobre a aduana de Paraíso e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder).

 

O presidente e secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, coordenou o encontro e apresentou primeiramente os novos membros do Conselho, as mudanças estabelecidas pela Lei 16.795/2015 e o decreto 856, de 8 de setembro de 2016. “Tivemos mudanças como a periodicidade das reuniões que agora ocorrem a cada 3 meses. Os encontros, agora mais do que antes, são voltados para o debate de assuntos regionais”, afirma Giumbelli.

 

A aduana de Paraíso e o reconhecimento da ponte sobre o Rio Peperi-Guaçú, em Paraíso, e que liga Santa Catarina ao município de San Pedro, na Argentina, foram debatidos na reunião. Na semana passada, o governador Raimundo Colombo defendeu a liberação da ponte ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela Lessa, em Brasília.

 

Os membros do Conselho também trataram sobre o Consórcio Intermunicipal que envolve os sete municípios da Regional de São Miguel do Oeste. Na última assembleia, realizada pelos integrantes, foi acordado que novos municípios poderão aderir ao consórcio, aumentando sua área de abrangência. “O Conder já tem quase dois anos de criação e a base técnica necessária para captar recursos em esferas federal e estadual. Com a adesão de outras cidades, vamos pensar o desenvolvimento regional de forma mais ampla”, destacou o prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan. O Consórcio foi criado em 2015, após o tema ser levantado em uma reunião do Conselho.

 

Próxima reunião debaterá Oncologia

Como sugestão, os membros definiram que a próxima reunião do CDR debaterá a implantação do serviço de quimioterapia e cirurgia oncológica adulta no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, que já tem a autorização do Ministério da Saúde por meio da nota técnica 623 de 2017 que amplia a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Câncer no Estado.

 

O prédio anexo ao Hospital Regional está sendo reformado para oferecer os serviços de quimioterapia. Ao todo, são R$ 405,2 mil de investimentos do Governo do Estado em melhorias. “É importante unirmos não só a Regional de São Miguel do Oeste, mas também de Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Maravilha, já que são os 30 municípios atendidos pelo Hospital”, sugeriu o prefeito Wilson Trevisan.

 

A reunião está prevista para junho e a Agência de Desenvolvimento Regional é a responsável pela organização do encontro que deverá contar com a presença de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.

deixe seu comentário

leia também