Home Primeiro caso de Covid-19 no mundo completa um ano

Primeiro caso de Covid-19 no mundo completa um ano

Em 17 de novembro de 2019, a cidade chinesa de Wuhan registrava o primeiro caso da doença que alterou totalmente a vida humana

Última atualização: 2020/11/18 8:10:40




Foi a partir de uma notícia, publicada em 17 de novembro de 2019, em um jornal de Hong Kong, na China, que a vida no mundo começou a mudar.

Embora não se tenha absoluta certeza, acredita-se que o primeiro caso de Covid-19 tenha sido registrado nesta data, quando um morador de 55 anos, da cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, teria sido infectado pelo novo coronavírus.

Desde então, a Covid-19, doença provocada por esse vírus, já tem mais de 54 milhões de casos de infecção pelo mundo e mais de 1.319.561 mortos.

O médico chinês Li Wenliang, que morreu em decorrência da doença em fevereiro deste ano, foi apontado como um dos primeiros a identificar a existência de um possível surto do novo coronavírus. Os sintomas são semelhantes aos da SARs-CoV (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Nessa época, 31 brasileiros estavam em Wuhan e precisaram ser resgatados pelo governo brasileiro, já que os voos comerciais haviam sido interrompidos com o fechamento completo da cidade.

Com a ajuda do diplomata catarinense Flávio Luís Pazeto,  que atuava naquele país há quatro anos, os brasileiros foram resgatados e trazidos a Anápolis, em Goiás, onde tiveram de cumprir 18 dias de isolamento.

Entretanto, mesmo um ano após do que se considera ser o  primeiro caso, os cuidados com a saúde e o distanciamento social continuam essenciais para reduzir o número de novos infectados. O que não deve mudar até que as primeiras vacinas comecem a ser efetivamente produzidas e distribuídas para imunizar a população.


Brasil e SC

O primeiro registro do novo coronavírus no Brasil aconteceu na cidade de São Paulo, em 26 de fevereiro de 2020. Já em Santa Catarina, os dois primeiros casos de Covid-19 foram registrados em Florianópolis, em 12 de março, sendo um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos.

Porém, pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) descobriram partículas do novo coronavírus em duas amostras do esgoto de Florianópolis, colhidas em 27 de novembro de 2019, três meses antes do primeiro caso clínico ser relatado no Brasil.

Entretanto, mesmo um ano após do que se considera ser o primeiro caso,os cuidados com a saúde e o distanciamento social continuam essenciais para reduzir o número de novos infectados. O que não deve mudar até que as primeiras vacinas comecem a ser efetivamente pro

deixe seu comentário

leia também

leia também