O que você procura?

Home PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS

Última atualização: 2018/09/06 9:02:09


Produção e consumo sustentáveis é uma abordagem holística aplicada para minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de produção e de consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos; estimula a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos; e fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo. Ademais, contribui para a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, dissociando crescimento econômico da degradação ambiental.

A agenda PCS constitui um novo paradigma para a gestão ambiental. Ela vai além dos tradicionais mecanismos de comando e controle, pois sua abordagem e internalização requerem um novo olhar sobre o modelo de desenvolvimento. Um modelo no qual todos os atores (governos, empresas, instituições e sociedade) têm responsabilidades e papeis a cumprir se desejarmos um País onde todos tenham direito a uma melhor qualidade de vida, sem comprometer nosso meio ambiente e nosso futuro, e o das gerações que virão.

PROPÓSITO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL



Com esse propósito, o Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS) tem como principal competência fomentar no País práticas de produção e de consumo sustentáveis (PCS) com vistas à promoção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ambientalmente mais responsável e economicamente mais equilibrado.

O DPCS atua na implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) desde 2010, e na disseminação e apoio à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, com vistas ao alcance das metas estabelecidas em 2015, sobretudo do ODS 12, de assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis.

Buscamos, por meio da articulação institucional e com o apoio do Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentáveis, e dos parceiros, a promoção de sinergias entre políticas, ações e programas voltados a produção e consumo sustentáveis, visando a implementar e fortalecer ações em PCS, e o cumprimento das metas e compromissos assumidos no contexto das convenções e acordos internacionais. 

Padrões mais sustentáveis de produção e de consumo são o caminho mais seguro e justo para combater as mudanças climáticas, conservar e usar sustentavelmente os recursos hídricos, a biodiversidade, as florestas, todos os recursos. Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.

O QUE É CONSUMO SUSTENTÁVEL

O consumo sustentável baseia-se na ideia de que o planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas últimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens Surge da reflexão de que o atual sistema tornou-se obsoleto e que a cultura do consumo precisa ser revisitada, de modo que a adoção de novas propostas e práticas tornou-se fundamental.

Essa cultura consumista se desenvolve, também, a partir de uma educação que cria o desejo pelo consumo, pelo descarte, pela valorização do novo. O velho se torna ultrapassado e sem sentido. Porém, as consequências dessas atitudes não tem qualquer proeminência para o “ser consumidor”. Consumir se torna a palavra mágica, capaz de transformar a vida do indivíduo, alçando-o ao patamar de detentor de status e de poder no mundo, fazendo com que este se sinta grandioso, o “deus” de possibilidades e de oportunidades.

O consumo é um desafio ambiental já que há uma nova e crescente classe média dos países emergentes como Brasil, China, Índia. Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas). Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. É importante questionar-se sobre o consumo pessoal sempre, como pode ser reduzido e melhorado em qualidade.

Com países como Brasil e Índia aumentando a demanda por bens de consumo, a expectativa é que apenas uma mudança significativa em hábitos de consumo aliada às novas formas de produção poderá, de alguma forma, provocar uma mudança benéfica.

JUVENTUDE EM AÇÃO



Tenho acompanhado de perto as ações em prol da juventude rural de Santa Catarina e em especial no Extremooeste catarinense. Seja através de eventos de motivação, cursos profissionalizantes, capacitações diversas ou com projetos de apoio financeiro para viabilizar as melhorias na infraestrutura produtivas das propriedades rurais.

Neste contexto observa-se uma inversão de prioridades dos jovens rurais, pois a pouco tempo víamos uma saída desenfreado do campo para a cidade em busca de emprego, renda e uma vida melhor. Com isso o êxodo rural cresceu de forma vertiginosa, deixando o meio rural com mão de obra enfraquecida, envelhecida e o resultado foi a venda dessas propriedades para outras pessoas explora a pecuária de corte ou reflorestamento.

Essa inversão se dá na medida em que vemos e acompanhamos muitos jovens filhos de agricultores (as) fazer o caminho inverso, ou seja, voltando dos centros urbanos para reconstruir sua vida no meio rural. Essa volta se dá para fazer a sucessão familiar e dar continuidade nas atividades da propriedade dos pais ou adquirindo terra e ali poder constituir sua família com geração de renda e qualidade de vida.

JOVEM MOTIVADO E VALORIZADO AJUDA NA SUCESSÃO FAMILIAR

Essa motivação vem de várias formas e de muitas entidades preocupadas em trazer de volta a juventude no centro do debate e das atenções, pois sem jovens no campo como vai acontecer a sucessão familiar e como ficará a nossa agricultura sem os jovens. O jovem precisa retornar ou permanecer no campo, mas sempre com boas condições de trabalho, lazer, comunicação, renda e qualidade vida.

Esta semana ocorreu mais um evento de motivação em Bandeirante com encontro de jovens rurais que através da Epagri e outras entidades tem procurado dar todo apoio e suporte. O evento reuniu muitos jovens rurais para debater assuntos técnicos e de motivação, bem como realizaram visitas a campo para conhecer experiências de sucesso onde os jovens estão assumindo a administração da propriedade. 

Parabéns a todos os envolvidos e esperamos que esse trabalho continue para cada vez mais os jovens se sentirem partes e empoderados.



deixe seu comentário

leia também