Home Programa de licenças ambientais do Conder será lançado nesta sexta

Programa de licenças ambientais do Conder será lançado nesta sexta

Lançamento do programa acontece no Centro de Convivência de Idosos de Guarujá do Sul, durante a Expo Guarujá. Início efetivo das análises está previsto para início de 2020

Última atualização: 2019/10/18 4:12:18


O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) da Associação dos Municípios do Extremo-oeste (Ameosc) lança, na nesta sexta-feira (18), o Programa Gestão Ambiental, que vai realizar os processos relacionados aos licenciamentos ambientais nos municípios de abrangência da entidade. O lançamento, que deve ter a presença dos prefeitos dos 19 municípios, ocorre no Centro de Convivência de Idosos de Guarujá do Sul, durante a Expo Guarujá.

Com o início efetivo dos trabalhos, previsto para início de 2020, o programa absorverá as demandas hoje encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e que tem apresentado prazos morosos. A expectativa é de com Conder Ambiental as licenças tenham o tempo de liberação mais ágil. 

Para início efetivo dos trabalhos, previsto para início de 2020, o Conselho trabalha na finalização da regulamentação da Política Municipal de Meio Ambiente, para fazer a comunicação ao Conselho Estadual do Meio Ambiente. A partir de então inicia o recebimento dos pedidos de licenciamento e a avaliação os documentos nos três níveis de complexidade dos licenciamentos.

Parte administrativaO Conder iniciou ainda no começo do mês de outubro a fase administrativa do programa Gestão Ambiental. Essa etapa será coordenada pelo biólogo e mestre em Microbiologia Ambiental, José Francisco Mora. Ele trabalhava na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina (ARIS/SC) e seu papel será de coordenar os processos relacionados às licenças ambientais.Com a finalização da regulamentação da Política Municipal de Meio Ambiente, prevista para o final do mês, o Conselho realiza o processo de comunicação ao Conselho Estadual do Meio Ambiente. Após a publicação desse comunicado no Diário Oficial, inicia o recebimento dos pedidos de licenciamento e o Conder Ambiental passa a avaliar os documentos nos três níveis de complexidade. Com o Conder Ambiental a expectativa de que as licenças ambientais tenham o tempo de liberação de forma mais ágil.Para formação do corpo técnico para esse trabalho, o Conder já abriu um edital para emprego público com vagas para biólogo, engenheiro civil, engenheiro sanitarista ou ambiental, agrônomo e geólogo. As inscrições encerraram nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. A prova será dia 10 de novembro.

deixe seu comentário

leia também

leia também