O que você procura?

Home Queda no número de beneficiários do Bolsa Família reflete melhora na renda de famílias brasileiras

Queda no número de beneficiários do Bolsa Família reflete melhora na renda de famílias brasileiras

A atual marca representa o menor número de beneficiários desde a reformulação do programa

Governo

Última atualização: 2025/07/23 9:36:37

O número de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família caiu de 20,5 milhões em junho para 19,6 milhões em julho, conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). A redução de quase 1 milhão de famílias está associada ao aumento da renda domiciliar, de acordo com o governo federal.

A atual marca representa o menor número de beneficiários desde a reformulação do programa, implementada em março de 2023 pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em comparação histórica, é também o menor patamar desde julho de 2022, ainda sob o nome de Auxílio Brasil, quando havia 18,1 milhões de famílias atendidas.

Segundo a secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, a diminuição ocorre por motivos considerados positivos. Ela explica que 536 mil famílias encerraram o ciclo de 24 meses na chamada “regra de proteção”, dispositivo que permite a permanência parcial no programa mesmo após o aumento da renda familiar, desde que a renda per capita fique entre R$ 218 e meio salário mínimo (R$ 759).

deixe seu comentário

leia também