Levantamento divulgado pelo jornal Folha de São Paulo revela os municípios que conseguem fazer mais pela Saúde, Educação e Saneamento gastando menos dinheiro
ASCOM Prefeitura de São Miguel do Oeste
Última atualização: 2024/09/27 2:21:32Com nota de 0,652, em uma escala de 0 a 1 (média nacional ficou em 0,525), o município de São Miguel do Oeste é um dos mais eficientes do Brasil, ficando na posição 71 entre as 5.276 cidades analisadas no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) 2024, sendo o 11º colocado em Santa Catarina. Entre as cidades com até 50 mil habitantes, São Miguel do Oeste aparece em 5º lugar em Santa Catarina e em 31º no Brasil.
O estudo inédito, desenvolvido pelo jornal Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, revelou que apenas 163 dos 5.276 municípios avaliados no Brasil, ou seja, cerca de 3%, podem ser considerados verdadeiramente eficientes na entrega de serviços essenciais na Saúde, Educação e Saneamento, utilizando menos recursos financeiros.
A metodologia do Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) conta com consultas a instituições renomadas como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Insper – instituição sem fins lucrativos e dedicada ao ensino e à pesquisa.
Junto ao Tesouro Nacional, coletou-se a receita per capita dos municípios. Na Educação, foram tomados como parâmetro os percentuais de crianças de 4 e 5 anos matriculadas no ensino fundamental e de 0 a 3 que frequentam creches.
No Saneamento, foram considerados o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água e esgoto e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo. Na Saúde, foi levantada a cobertura por equipes de atenção básica e o número de médicos por habitante no município.
deixe seu comentário