Home Ranking aponta São Miguel do Oeste como uma das cidades mais eficientes do Brasil

Ranking aponta São Miguel do Oeste como uma das cidades mais eficientes do Brasil

Levantamento divulgado pelo jornal Folha de São Paulo revela os municípios que conseguem fazer mais pela Saúde, Educação e Saneamento gastando menos dinheiro

ASCOM Prefeitura de São Miguel do Oeste

Última atualização: 2024/09/27 2:21:32

Com nota de 0,652, em uma escala de 0 a 1 (média nacional ficou em 0,525), o município de São Miguel do Oeste é um dos mais eficientes do Brasil, ficando na posição 71 entre as 5.276 cidades analisadas no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) 2024, sendo o 11º colocado em Santa Catarina. Entre as cidades com até 50 mil habitantes, São Miguel do Oeste aparece em 5º lugar em Santa Catarina e em 31º no Brasil.

O estudo inédito, desenvolvido pelo jornal Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, revelou que apenas 163 dos 5.276 municípios avaliados no Brasil, ou seja, cerca de 3%, podem ser considerados verdadeiramente eficientes na entrega de serviços essenciais na Saúde, Educação e Saneamento, utilizando menos recursos financeiros.

A metodologia do Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F) conta com consultas a instituições renomadas como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Insper – instituição sem fins lucrativos e dedicada ao ensino e à pesquisa.

Junto ao Tesouro Nacional, coletou-se a receita per capita dos municípios. Na Educação, foram tomados como parâmetro os percentuais de crianças de 4 e 5 anos matriculadas no ensino fundamental e de 0 a 3 que frequentam creches.

No Saneamento, foram considerados o percentual de domicílios na rede de fornecimento de água e esgoto e os atendidos pelo sistema de coleta de lixo. Na Saúde, foi levantada a cobertura por equipes de atenção básica e o número de médicos por habitante no município.

deixe seu comentário

leia também