Home Rede Municipal de Educação incentiva o empreendedorismo

Rede Municipal de Educação incentiva o empreendedorismo

Os professores dos Anos Finais da rede municipal de ensino participaram na última sexta (05) e sábado (06), da Formação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o SEBRAE/SC

Última atualização: 2017/05/08 2:29:59

A Educação Empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.


O curso é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

De acordo com a secretária de Educação, Rosani Pelissari, essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

“Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas”, destaca a secretária.

Rosani acredita que com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

“Temos a certeza que São Miguel do Oeste será referência em Educação Empreendedora. A criatividade, habilidades e competências dos profissionais ficaram em destaque em toda a formação, e a expectativa é de que essa motivação se estenda na escola, nas vivências oportunizadas e socializadas com os alunos”, salienta.

A proposta mobiliza toda a comunidade escolar, sendo finalizada com a Feira do Empreendedor, onde as escolas apresentam suas produções. O evento está marcado para o dia 23 de setembro deste ano, objetivando o envolvimento coletivo, com resultados positivos e significativos para os alunos, que são o foco de trabalho da Equipe da Secretaria Municipal de Educação.

deixe seu comentário

leia também